Dia do cliente: 4 dicas para se comunicar bem com seu público e vender mais


As empresas precisam estar atentas ao comportamento do público para não ficar com uma má reputação no mercado – principalmente porque, com as redes sociais, a "voz do consumidor" ganha ainda mais relevância e disseminação

Neste domingo, (15/9), foi comemorado o Dia do Cliente. Ter uma boa relação com o consumidor é fundamental para o sucesso dos negócios. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. As empresas precisam estar atentas ao comportamento do público para não ficar com uma má reputação no mercado – principalmente porque, com as redes sociais, a "voz do consumidor" ganha ainda mais relevância e disseminação.

Para celebrar a data, o consultor do Sebrae SP, Adriano Augusto Campos, preparou quatro dicas que podem ajudar os empreendedores a não “pisarem na bola” com seus consumidores.

Confira:

Fique atento aos canais de comunicação

Segundo o consultor, é muito importante que a empresa saiba como conversar com os clientes. “Hoje em dia, não basta ser gentil. É preciso entregar uma solução para o cliente, de preferência com uma linguagem mais personalizada, que se aproxime do público”, diz.

As mensagens automáticas são mais usadas quando não há possibilidade de resolver os problemas no momento. Um exemplo é quando as reclamações são feitas fora do horário de funcionamento da empresa. “Mesmo assim é necessário, deixar claro para o cliente o tempo de resposta máximo para cada canal de comunicação, seja no WhatsApp ou Facebook. Do contrário, ele pode ficar irritado”, afirma.

Campos ainda diz que não tem problema se a companhia ainda está buscando uma solução para o problema do consumidor, desde que fique claro quando a situação será resolvida.

Evite contato desnecessário e desencontrados

Outro erro comum das empresas é o excesso de contatos. Um dos exemplos dados por Campos é tentar vender serviços repetidamente, o que pode deixar o consumidor irritado. Há casos também de falta de integração e comunicação nas empresas. “Uma vez me venderam um serviço de banda larga. No outro dia eu liguei novamente e a equipe me disse que o pacote não estava disponível”, diz o consultor.

Para ele, é preciso sempre ser transparente com o cliente para não ter problemas.

Invista em estratégias para melhorar o atendimento

Para melhorar o atendimento, Campos diz que as empresas precisam investir no treinamento dos seus funcionários. “Isso é importante, mas nem sempre as companhias conseguem colocar em prática, porque o retorno não é imediato”, diz o consultor.

Outra estratégia interessante é ter um cliente oculto. “Uma franquia, por exemplo, pode contratar alguém para verificar como está a operação das unidades e se os procedimentos estão sendo realizados de forma adequada.

Não confie tanto na reputação da sua marca no mercado

“Nos anos 80 e 90, o nome de uma marca tinha um peso muito grande. Hoje, vendo o comportamento dos novos consumidores isso não é tão relevante”, afirma. Segundo o consultor, com o aumento da concorrência, os consumidores estão mais interessados na qualidade do atendimento. Além disso, um deslize nas redes sociais pode colocar décadas de bom trabalho em xeque.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

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