-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início
Celebração é feita, anualmente, no período entre 12 e 20 de maio



Foto: Breno Esaki

Celebrada na rede pública de saúde entre 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem foi incluída oficialmente no calendário do Distrito Federal, para ser comemorada também no setor privado. A medida, instituída pela Lei n° 6.476/2020, foi sancionada pelo governador em exercício, Paco Britto, e publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (7).

“As unidades de saúde pública e privada devem garantir a representatividade dos profissionais de enfermagem nas programações alusivas à semana”, diz a lei. Isso inclui eventos, palestras e seminários promovidos pelas entidades da categoria para fortalecer os espaços de discussão do setor.

A Semana de Enfermagem já é amplamente comemorada e difundida na Secretaria de Saúde (SES) devido à relevância da categoria para a pasta. Ao todo, somam 14.371 profissionais de enfermagem, sendo 10.863 técnicos e 3.508 enfermeiros.
14.371Número de profissionais de enfermagem cadastrados na Secretaria de Saúde

“A Semana da Enfermagem é fundamental para reconhecer esses profissionais tão importantes para a estruturação do Sistema Único de Saúde no país e no DF”, ressaltou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O diretor de Enfermagem da SES, Saulo Júnior, endossa o secretário: “É um momento de valorização dos profissionais e também será uma oportunidade de trazer mais hospitais e unidades de saúde para as discussões, buscando o que há de mais inovador para as redes pública e privada”.

Em números

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), só no Brasil existem mais de 500 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, somando, ao todo, mais de 2 milhões de profissionais em todo o país.

Na rede pública de saúde, são mais de 200 mil profissionais de enfermagem só na Atenção Básica, compondo as equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, Saúde Família Ribeirinhas e de unidades básicas fluviais.

Raízes históricas

O período compreendido entre 12 e 20 de maio não foram escolhidos ao acaso para a Semana da Enfermagem. Em 12 de maio se comemora o nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra. Já o dia 20 de maio se recorda o falecimento da enfermeira brasileira Anna Nery (em 1880), também pioneira na sua área.

Em 1958, a assembleia geral da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) recomendou a criação, por ato oficial, da Semana de Enfermagem. O objetivo era fortalecer e valorizar a união de todos esses profissionais.
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)