GDF inaugura escola pública no Sol Nascente/Pôr do Sol, construída e doada pela PaulOOctavio


Escola Classe Juscelino Kubitschek será a primeira unidade educacional da região

Escola Classe JK, Sol Nascente
O Governo do Distrito Federal inaugura, nesta quinta-feira (13), às 11h, a Escola Classe Juscelino Kubitschek no Sol Nascente/Pôr do Sol, erguida e doada pela construtora PaulOOctavio. 

Primeira da região, a unidade pública vai receber 960 alunos em dois turnos, com ensino infantil e fundamental, atendendo às famílias da comunidade, que hoje tem mais de 90 mil habitantes, segundo estimativas da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Erguida com modernas técnicas construtivas e contando com equipamentos de ponta para atender aos alunos e à comunidade, a escola fica na quadra 500, área especial 01, trecho 01, etapa 01.

A mais nova unidade da rede pública de ensino do DF conta com 16 salas de aula, todas com solário, e possui instalações especiais para classes de artes, leitura, informática e música; cozinha experimental para aulas de culinária; sala de vídeo; brinquedoteca; reprografia; laboratório de ciências; e espaço multiuso. A Escola Classe Juscelino Kubitscheck tem também um ginásio poliesportivo coberto, com vestiários e instalações sanitárias, e três pátios, dois deles descobertos e revestidos com pisos emborrachados, além de anfiteatro, castelo d’água e duchas internas.

Os professores e a direção da escola contam com ampla área de administração, com arquivo e salas de descanso, de reuniões, de apoio à aprendizagem e unidades para diretora e vice-diretora, além da secretaria da unidade, localizada logo na entrada. Os banheiros para alunos e mestres são adaptados também para pessoas com deficiência e nas salas infantis os sanitários utilizados foram os projetados para crianças. A unidade tem acessibilidade de acordo com a NBR 9050, garantindo pleno uso.

A escola conta com uma cozinha industrial montada, um salão de refeições coberto e um espaço para o plantio de uma pequena horta. A iluminação é toda em LED e há estacionamento interno com 40 vagas. Os pisos utilizados nas áreas comuns são de granitina, com alta durabilidade. Para evitar acúmulo de água e inundações em caso de chuva forte, a unidade foi equipada com tanque de retardo de águas pluviais, que proporciona um escoamento mais adequado.

João Pedro Ferraz, Secretário de Educação do Governo do Distrito Federal

Considerada uma escola-modelo pelo secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz, o complexo tem 4.541,54 m² de área construída e está instalada em um lote com quase 20 mil m². As obras começaram em setembro de 2018, empregando 136 operários, sendo concluídas em janeiro deste ano, a um custo de R$ 20.250.000, integralmente pagos pela PaulOOctavio.

A escola vem suprir uma das carências da região: a educação infantil. De acordo com dados da Codeplan, divulgados em janeiro do ano passado, apenas 36,23% da população entre 0 a 6 anos estava matriculada em uma unidade de ensino e estima-se que, na região, mais de 7 mil crianças nunca frequentaram uma creche. A taxa de alunos que estudam na faixa de 7 a 17 anos é de 92,30% no Sol Nascente/Pôr do Sol, e a localidade tem 42,64% da população sem ensino médio completo e 10,67% com ensino superior completo. A renda per capita da região é de R$ 642,13, segundo dados de 2018.

“Escola tem um lado emocional muito forte”, diz Paulo Octávio

Paulo Octávio: “Dignidade que as crianças passam a ter, a partir de agora”.

O empresário Paulo Octávio disse ao Repórter Brasília que “essa escola tem um lado emocional muito forte para mim. Ela nasce de uma compensação que fizemos na construção do JK Shopping em Ceilândia. ” Explicou que “o JK nasceu da minha vontade de atender a demanda dos jovens ceilandenses, porque na campanha de 2002 quando me candidatei ao Senado, eles sempre me pediam a construção de local que tivesse cinema, teatro, centro de convivência, um centro comercial como já existe em outras cidades brasileiras, e Ceilândia não tinha nada”.

Quando eu deixei a política em 2010 eu pensei em atender essa demanda que eu tinha ouvido nas ruas de Ceilândia, destacou o empresário. Ceilândia, que “fui sempre quando estava na política, e fui um dos mais votados em Ceilândia. Tenho muitos companheiros de trabalho que moram lá, que residem lá. Então eu construí o shopping que é o centro, é o coração de Ceilândia e do Norte de Taguatinga. ” Paulo Octávio lembrou que “a construção da escola que nasceu como uma tarefa difícil, aos poucos nesses dois anos de trabalho ela foi emocionando a todos nós, engenheiros, trabalhadores, a mim mesmo; e nós fizemos uma escola melhor do que tínhamos prometido. Fizemos uma escola completa, com todos os equipamentos necessários. Um projeto muito moderno”.

Escola mais bonita de Brasília

“Com essa escola a gente fica muito feliz em poder atender aí quase mil crianças dessa região do Sol Nascente, que cresceu muito e hoje é um desafio do governo”, acentuou o empresário. “A gente poder atender com o primeiro equipamento importante para a comunidade. Como dizem, é a escola mais bonita de Brasília. Todos nós da PauloOctávio ficamos muito emocionados de poder dar essa contribuição ao ver a demanda das famílias de Sol Nascente, que muitas vezes tem que levar seus filhos a distâncias enormes para estudar. Então com certeza o Governo do Distrito Federal vai ter uma economia de transporte brutal, as crianças vão ter a melhor escola e a mais moderna de Brasília. E nós vamos dar a essas crianças dignidade. Dignidade que essas crianças passam a ter a partir de agora”, comemorou.


Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom