-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início


Com as mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus, os contornos sociais se alteraram, exigindo ainda mais a verdadeira atuação do profissional de contabilidade. Esse profissional deve, com os seus conhecimentos, auxiliar no bem-estar social com orientações racionais e eficazes na gestão de pequenos e grandes negócios em busca de resguardar estabilidade de renda




Nesse cenário, o contador, em sua função como cientista social, se relaciona diretamente com a vida e a organização da sociedade. 

Cientes do valor, dever de ação e consciência coletiva do contador, as professoras do curso Bacharelado em Ciências Contábeis do Senac EAD, Lucineide Luz, Magali Camanzano e Priscilla Silvestrin prepararam dicas de organização financeira para você aplicar no seu negócio, ou ainda adaptar para as suas finanças pessoais.

Redirecionar Fluxo de Caixa
Exerça um controle rigoroso sobre o fluxo de caixa (entradas e saídas), segregando em eventos de curto e longo prazos e elencando as obrigações por ordem de prioridade, uma vez que foram concedidas prorrogações para os pagamentos de tributos federais, estaduais e municipais. Em momentos de incertezas, os investimentos de longo prazo devem ser abandonados ou postergados e conhecer bem o fluxo de informações financeiras dentro da organização deve ser um dos primeiros passos para redirecionamento do fluxo de caixa.

Renegociar Prazos
Procure o banco para eventuais renegociações de prazos e taxas é sempre uma boa alternativa. No entanto, considere novas taxas pactuadas e períodos de carência, uma vez que esse período não tem data estabelecida acabar, tampouco é possível avaliar, no curto prazo, os impactos nos níveis e demandas por produtos e serviços. Nem sempre as renegociações são boas alternativas em médio e longo prazos.

Obter crédito
Ao contrair novas operações de crédito, avalie alternativas, como as fintechs que, por não terem origem em instituições financeiras, tendem a ofertar taxas inferiores àquelas praticadas por bancos. Entretanto, avalie com cautela, pois atualmente há uma profusão de ofertas e tendem a crescer como consequência por conta da crise. 

Reavaliar o Capital de Giro
A manutenção e o controle rígido do capital de giro são essenciais para a sobrevivência da empresa, requerendo uma reavaliação de aspectos como prazos para pagamentos, recebimentos e aquisição de estoques. Leve em consideração que, ao mesmo tempo que se solicita renegociações com fornecedores, também há pedidos de renegociação de prazos e valores, por parte dos clientes. 

Compreender o movimento da demanda
Reavalie os volumes habitualmente investidos em estoques, para que não se percam ou estraguem. Use o seu o poder de barganha e a capacidade de negociação com fornecedores, para que a redução de volumes adquiridos não implique em elevação de preços. 

Racionalizar gastos
Elimine dispêndios não essenciais para a manutenção da operação. Para isso, realize um levantamento detalhado acerca de seus gastos. Quantas linhas telefônicas preciso na atual configuração? Se não realizo tantas ligações, necessito de uma linha pós-paga? Qual minha efetiva necessidade de velocidade de internet; seria possível reduzir a mensalidade? Necessito, no curto prazo, ter wi-fi no estabelecimento?

Home-office
Avalie se as formalidades necessárias foram praticadas. Pense quais serão as atividades exercidas a distância, quem arcará com os gastos de infraestrutura – entre outros – evitará futuras contingências trabalhistas (e novos gastos). Ao decidir pela utilização das prerrogativas trabalhistas previstas pelas novas Medidas Provisórias, referentes à flexibilização de jornadas de trabalho e salários de colaboradores, certificar-se de estar em compliance e, para tanto, utilize a experiência e auxílio dos contadores.

Seja Criativo
A criatividade e adaptação são fundamentais em tempos de crise. É possível fazer uma parceria para compartilhamento de custos com outra empresa? Mas, veja as possibilidades de adiantar faturamento no presente com a promessa de prestação de serviços futuros; avalie se um compromisso assumido hoje pode ser cumprido adiado de forma satisfatória; o nome e a reputação de um negócio são fundamentais para sua perenidade. 

Atualize-se!
Aproveite para estudar e conhecer um pouco mais sobre negócios. Há muita oferta de cursos on-line gratuitos. Busque auxílio de entidades de apoio como o Sebrae, até mesmo, de contadores experientes para lidar com a nova realidade.
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)