Aprenda truques para congelar alimentos da forma correta


Fique em acasa, essa é a orientação para manter o isolamento social como medida de prevenção, responsabilidade com a sua saúde e ato de solidariedade. Por isso, mesmo que o mercado seja um dos serviços essenciais e esteja funcionando, é preciso adotar estratégias para que as compras sejam produtivas, garantindo o consumo saudável com frutas e legumes e por mais tempo


“O congelamento é uma técnica que assegura a qualidade, o sabor e aumenta a vida útil de alimentos em até 6 meses”, afirma Roseli Candeo, instrutora do curso Congelamento de Alimentos do Senac EAD.

Para ajudar, neste momento, a instrutora oferece algumas dicas de como fazer este processo da maneira correta. “Isso porque não basta colocar o alimento no freezer. Se o congelamento for mal feito pode prejudicar a saúde”, alerta.

- Ao comprar, escolha folhas, frutas ou legumes de boa qualidade, que não esteja passado ou muito machucado.

- Chegando em casa, o primeiro passo é a higienização. Nunca leve à geladeira sem essa etapa. Isso porque vírus e bactérias podem migrar para outros alimentos. Também por esse motivo, não se deve guardar nada aberto na geladeira.

- Alimentos com casca firme podem ser lavados e esfregados sob água corrente. Folhas devem ser soltas dos talos e lavadas uma a uma.

- Pegue a embalagem de água sanitária, veja a proporção a ser utilizada para cada litro de água,. Em geral, são 15 ml por litro.

- Coloque o alimento lavado na solução de forma que fique totalmente imerso. Deixe por 15 minutos, retire e lave em água corrente, novamente, para tirar o excesso água sanitária. Após secar, pode armazenar.

- O ideal é fazer o branqueamento dos legumes para não percam os nutrientes e a cor.

- Como fazer o branqueamento: coloque o legume em água fervente por 2 a 8 minutos. Retire e coloque numa vasilha com gelo e água pelo dobro do tempo que ficou na água fervente. Por exemplo, se vou congelar os brócolis, separo os ramos, coloco na água fervente por 2 minutos e depois na água gelada por 4 minutos. Retiro e seco, pois se congelar com excesso de água, esse líquido vai deixar seu legume mole depois de descongelado.

- Separe em pequenas porções para que o congelamento seja rápido.

- Congele em aberto: forre uma forma com um plástico, coloque o alimento espalhado e leve ao freezer até congelar.

- Quando o alimento estiver firme, retire do freezer, embale da forma escolhida, deixando o mínimo de ar possível dentro da embalagem e volte ao freezer.

- Não se esqueça de identificar o produto, com o conteúdo, data de congelamento e data de validade.

Tempo de congelamento:
Arroz cozido - 3 meses
Feijão cozido com caldo - 1 ano
Suco e molho de tomate - 1 ano
Cenoura, pimentão, vagem, brócolis, espinafre, couve flor cortados e branqueados - 1 ano
Batata, batata doce, abóbora, mandioquinha, abobrinha, agrião, abóbora, repolho e outros tubérculos cortados e branqueados - 6 meses
Cebola, salsinha, cebolinha e temperos em geral picados - 10 meses

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom