Juntos contra o coronavírus busca promover o cuidado à enfermagem no Brasil



Site elaborado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) contém informações seguras e atualizadas para a categoria que atua diretamente no tratamento dos pacientes com COVID-19



Na linha de frente do combate ao novo coronavírus, estão os profissionais da Saúde, entre os quais as equipes de Enfermagem. São elas que, diante da atual pandemia, se expõem aos riscos inerentes à situação para cuidar dos brasileiros neste momento tão delicado. 

Ao contrário de outras doenças, como gripe comum e H1N1, ainda não há vacina contra a COVID-19. Preservar e cuidar da saúde de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem de todo o Brasil é fundamental para garantir um tratamento adequado para os afetados pela doença, evitando o colapso do sistema de Saúde.

A fim de promover uma rede de proteção a esses profissionais, que somam mais de 2,2 milhões em todo o país, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vem atuando junto ao governo federal, desde o início da pandemia, para assegurar a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a instituições de saúde e também para atualizar os protocolos de atendimento a pacientes com COVID-19. Neste cenário, todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem lançou a campanha “Juntos contra o coronavírus”, com o objetivo de propagar informações corretas e atualizadas sobre o tema. 

Além de ampliar a segurança para os profissionais de Enfermagem, a campanha visa reforçar o sentimento de união desses trabalhadores. Para isso, tem em seu hotsite www.juntoscontracoronavirus.com.br uma das principais armas. É nele que Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também o público em geral podem encontrar conteúdo completo sobre o coronavírus, como os cuidados que devem ser tomados no enfrentamento da COVID-19.

"Nosso compromisso é fazer tudo o que for necessário para proteger cada enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem para que possam seguir heroicamente cuidando da população", afirma o conselheiro federal Gilney Guerra.



O site é um hub de conteúdos, com informativos e extensa galeria de vídeos. Trata-se de um espaço dedicado às recomendações de segurança para que as equipes de Enfermagem façam o acolhimento dos pacientes da forma correta. 

Tais medidas incluem a formação de Equipe de Resposta Rápida para a chegada de pacientes com sintomas respiratórios; definição de local de espera para pessoas com quadro clínico compatível com COVID-19 serem avaliadas por médico ou profissional de Enfermagem; provimento de EPIs; entre outras. Para ver a cartilha completa, acesse o site www.juntoscontracoronavirus.com.br

O documento e o site também apresentam recomendações gerais com o objetivo de retardar a progressão da pandemia no Brasil e, assim, reduzir o impacto nos serviços de saúde, o pico epidêmico e a circulação. Para isso, um dos principais pontos enfatizados pelo Cofen é: fique em casa a fim de evitar a propagação do vírus. 


Cartilha: Baixe aqui

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom