Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início


O gestor de frotas ou qualquer dono de negócio que precise de uma boa logística de transportes não pode controlar as forças de mercado que afetam suas atividades. Entretanto, pode prever os cenários futuros e aumentar a eficiência de sua gestão de frotas


Foto: Ricardo Antunes.

A otimização dos processos e o controle sensível das operações logísticas amenizarão o impacto do preço dos combustíveis, reduzirão os custos por transporte e diminuirão o tempo médio da operação. Continue acompanhando e descubra maneiras eficazes de aumentar o rendimento de sua gestão de frotas e deixar sua concorrência para trás.

1 – Promova bons hábitos de condução
É essencial que sua equipe não tenha uma conduta ruim no trânsito e não apresente direção agressiva, como excesso de velocidade, aceleração rápida ou excesso de frenagens. Isso pode aumentar os gastos com combustível e deteriorar as peças dos veículos mais rapidamente. Além disso, a situação pode ser ainda pior: se um veículo seu bater, sua carga pode ser saqueada na estrada e as encomendas poderão ser atrasadas ou perdidas.

2 – Bloqueie o uso indevido de veículos
Não é incomum que os motoristas e outros funcionários aproveitem os veículos da empresa a fim de executarem atividades particulares. Em outras ocasiões, eles ficam mais tempo parados do que o combinado em certa localidade ou pegam atalhos que possam adiantar o percurso, talvez, embora desgastem mais o veículo. Para que tudo saia conforme o planejado, pode ser muito vantajoso que a empresa adote sistemas de rastreamento de frotas em tempo real ou controle as médias através de telemetria.

3 – Planeje as rotas mais eficientes para economizar
Com o planejamento apropriado, você será capaz de determinar qual seria o melhor trajeto a ser seguido para realizar a entrega no tempo mais ágil e com os menores custos. Ajustar a rota pode passar por fatores como a segurança do caminho, a qualidade da rodovia, o modelo mais indicado de veículo, e assim por diante.

4 – Tenha controle sobre a manutenção dos veículos
Vale a pena registrar datas e padrões de utilização dos veículos. Assim, você saberá quando é melhor trocar peças e os meios mais adequados de conservação dos carros. Os efeitos de uma parada por quebra ou defeito no meio da estrada podem não ser muito diferentes do que você teria em um acidente, expondo a carga a riscos de furto e atrasos.

5 – Controle o abastecimento de frota
Essa é outra questão que pode ser monitorada e trazer inúmeras vantagens para a empresa. Se você souber quanto gasta de combustível por mês, vai poder se planejar melhor para o futuro. Além disso, saberá quais são os modelos de veículos que gastam mais, o que terá influência determinante em suas futuras decisões de compra na hora de renovar a sua frota.

A partir de um bom monitoramento interno do abastecimento, sobretudo se for realizado com os equipamentos e o software adequado, o gestor será capaz de administrar todas as informações de forma centralizada e em tempo real, ter mais transparência nos processos de abastecimento e identificar todos os funcionários envolvidos, além das datas e das quantidades providas.

Quando você aperfeiçoa a eficiência de sua gestão de frotas, você não só oferece magníficos serviços no mercado, mas também aumenta a reputação de sua empresa e constrói um diferencial competitivo em relação à concorrência.
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)