Brasília está entre os destinos mais procurados para 2021


Pesquisa com agentes de turismo projeta retomada a partir de setembro deste ano

Foto: Luis Tajes.

A recuperação do turismo após a pandemia do Covid-19 vem sendo debatida por especialistas do mundo todo. A capital federal é considerada um dos destinos mais promissores para o ano de 2021, que deverá ter o turismo doméstico como principal força na retomada, segundo a avalição de especialistas do setor. Ou seja, a população brasileira deve optar por viagens nacionais neste primeiro momento.

“Todas as análises feitas até o momento apontam para uma retomada do turismo interno. Brasília está agora, mais do que nunca, voltada para acelerar a retomada do turismo interno, do comércio, dos pontos turísticos de dentro da cidade e os mais próximos. Tudo isso é o foco do nosso setor. Brasília está pronta para receber os brasileiros do país inteiro com segurança - pois todas as medidas necessárias estão sendo implementadas, após esse período de pandemia, pois todas as medidas necessárias estão sendo implementadas”, avalia a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Uma pesquisa recente feita com 400 agentes de viagens de todo o país pelo portal Mercado e Eventos em parceria com a consultoria Cap Amazon indica que a procura por viagens deve se dar a partir de setembro deste ano. Do total de agentes entrevistados, 54,1% acreditam que as viagens voltem a ocorrer no mês de setembro e 16,9%, esperam a retomada a partir de 2021. Em seguida, 13,4% esperam a volta para dezembro e 11,4% já para o mês de julho. Outros 5,2% indicam o retorno em junho.

De acordo com a análise do cenário para a retomada do turismo, destacaram-se os segmentos de lazer, corporativo, família e amigos, e se sobressaíram aspectos como saúde, segurança e sustentabilidade. A cofundadora do portal voo.com.br, Bárbara Resende, elencou Brasília entre sete destinos que têm grande potencial para se destacar nas viagens em 2021. Segundo ela, as tendências apontadas na pesquisa abarcam muitas das características da cidade. “Brasília atende muito bem o lazer, a cultura, com atrações musicais, a questão corporativa. É referência em saúde e segurança, além da sustentabilidade, com muitas áreas preservadas. É com muita confiança que eu acredito que Brasília será uma das capitais mais procuradas daqui para frente”, avalia. 

A especialista também considerou estudos e pesquisas que colocam a capital federal entre as mais buscadas em sites de viagens, como a do portal Kayak, que indicou um crescimento de 120% na procura pela cidade ao longo de 2020, entre os destinos nacionais. Também cita os dados do Observatório do Turismo, da Setur-DF, que em 2018 concluiu que 95% dos turistas que visitaram a capital federal apontavam interesse em voltar à cidade. “Isso é muito positivo. A associação que eu faço é como se Brasília fosse uma empresa e o turista um cliente. Então essa taxa de intenção é muito alta. Conhecer a Praça dos Três Poderes, toda a arquitetura, ainda mais nesse momento em que o cenário político de destaca, isso desperta o interesse de todos os brasileiros”, conclui.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom