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Fique em casa e aprenda com a gente. Durante o período de isolamento social, muitas pessoas estão trabalhando de casa


Para aqueles que não tinham essa prática anteriormente, a mudança foi repentina e exigiu uma rápida adaptação. Até mesmo quem já atuava em home office sabe que o desafio é grande e que alguns aspectos precisam ser observados para garantir o sucesso.

  1. Para começar, vamos falar de alguns benefícios oferecidos pela organização do ambiente de maneira geral.
  2. Otimização do tempo de realização das atividades.
  3. Melhora dos resultados e da produtividade.
  4. Melhor aproveitamento do espaço físico.
  5. Redução do volume de papéis e documentos.
  6. Facilidade na busca, consulta, manuseio e guarda da documentação.

Por outro lado, espaços desorganizados podem trazer prejuízos no dia a dia:
  • Estresse;
  • Poluição visual;
  • Incômodo pessoal;
  • Espaços mal aproveitados;
  • Dificuldade para buscar e encontrar documentos;
  • Perda de prazos e desperdício de tempo.

A organização do home office tem como objetivo criar novos hábitos, aumentando o conforto, harmonia, economia, agilidade, praticidade, produtividade e bem-estar.

Para organizar o espaço físico onde será o home office, você vai precisar adaptá-lo às suas necessidades e às necessidades do seu trabalho. Quanto de espaço você tem disponível para montar um home office em casa? Veja o passo a passo.

1 – É importante traçar o perfil da pessoa que irá trabalhar, os hábitos de quem será o dono do espaço. Para isso, entenda como o espaço vai ser usado!

2 – Identifique que aspectos estão relacionados à organização.

3 – Agrupe os objetos e faça a categorização de papéis, itens de escritório, miudezas. O que deve ser organizado em gavetas, caixas, pastas etc.

4 – A mesa de trabalho deve ser limpa, organizada e prática. O importante neste espaço é de fato tê-lo disponível para sentar e trabalhar.

5 – Evite encher a mesa de itens e memórias, como fotos e bibelôs.

6 – Na parede, próximo ou em frente à mesa, use um quadro de recados, essencial para organizar a rotina de trabalho e as suas entregas.

7 – Utilize móveis confortáveis (ergonomia), uma boa cadeira e suporte para os pés.

8 – A ordem das gavetas deve obedecer ao seguinte uso:

1ª gaveta: objetos de papelaria, como clips, elásticos, tesouras, canetas, lápis, tudo devidamente setorizado em organizadores.

2ª gaveta: a papelada, os papéis que abastecem a impressora e demais itens, como envelopes.

3ª gaveta: materiais de informática como fios, CDs, cartuchos de tinta etc.

4ª gaveta ou gavetão: arquivo atual, em pastas suspensas ou com elástico.


9 – Não esqueça de organizar os fios!

Dicas

Aproveite o espaço aéreo: use prateleiras e nichos nas paredes.

Estantes baixas próximas à mesa podem abrigar livros de consulta e de uso diário, deixando-os à mão sempre.

Mantenha seu foco e produtividade dando atenção às seguintes variáveis:
  1. Iluminação: ampla, sem incidência direta do sol.
  2. Ventilação: natural e constante.
  3. Ergonomia: espaço livre para movimentação.
  4. Cores: as cores claras são as mais indicadas.

Lembre-se: trabalhar em casa requer responsabilidade, disciplina e organização!
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Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)