Conheça o enriquecimento ambiental para cães


O bem-estar do seu cãozinho vai muito além de oferecer alimentação de qualidade, cuidados veterinários e muito carinho. Para viver com qualidade, os cães também precisam de enriquecimento ambiental

Foto: Júlio César.

O enriquecimento ambiental é a otimização do espaço em que o bichinho vive e da rotina para simular situações instintivas e comuns na natureza. Muito usado em zoológicos para animais selvagens e silvestres, a prática também pode e deve ser feita na sua casa. Por meio de técnicas, brinquedos e atividades, o enriquecimento ambiental proporciona uma rotina interativa, interessante e produtiva para seu cãozinho.

O resultado? Um animal mais saudável, relaxado e feliz.
O que é enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental consiste na otimização da rotina do seu animal baseada nas práticas dele na natureza. Entre elas estão atividades e a preparação de um ambiente complexo e interativo. Ao melhorar a rotina do seu cãozinho, você também evita e auxilia o tratamento de diversos problemas comportamentais. 

Chega de mau comportamento
O enriquecimento ambiental é ótimo para animais que ficam sozinhos.

A rotina agitada dos tutores, faz com que muitos cães fiquem sozinhos durante grande parte do dia. Isso pode colaborar para diversos transtornos, como ansiedade, fobias e até agressividade.

Na prática, esses problemas são vistos com latidos excessivos, itens roídos pela casa e até as necessidades em locais errados. Essas são só algumas formas do seu cãozinho alertar para uma rotina sem atividades, entediante e pouco saudável. 
Como melhorar a rotina do meu bichinho

Agora que você já viu a importância de realizar o enriquecimento ambiental e oferecer uma rotina mais produtiva para seu cachorro, vamos às dicas? Preparamos diversas dicas para você colaborar para o bem-estar físico e mental do seu bichinho. Confira!
Busca por alimentos

Na natureza, não existe comedouro cheio na hora do almoço. Os cães precisam caçar ou coletar os alimentos. Estimular esse comportamento é fácil e muito divertido. Ao invés de oferecer a ração seca no pote de comida, coloque em brinquedos com dispenser ou esconda embaixo de almofadas, brinquedos e outros itens. 

Além de oferecer alimentos, você pode colocar obstáculos para dificultar a busca pela comida. Faça isso de forma gradual e observe se o cãozinho está aprendendo. Fizemos um passo a passo para você seguir:

Semana 1
Não ofereça a alimentação no comedouro. Espalhe os grãos de ração seca em cantos da casa. O acesso tem que ser fácil.

Semana 2
Dificulte o acesso aos grãos de ração. Coloque em locais um pouco mais altos e cubra-os com brinquedos e outros itens.

Semana 3
Adicione mais um grau de dificuldade. Coloque os alimentos em brinquedos com dispenser, dentro de caixas de sapato e embaixo de itens um pouco mais pesados.

Semana 4
Mude diariamente o local em que esconde os alimentos. Procure soluções criativas para tornar a busca pela ração mais difícil e divertida para seu pet.
Cinco sentido

Assim como nós, os cães têm cinco sentidos. O enriquecimento ambiental visa utilizar o máximo de cada um deles. Ao procurar alimentos, seu cãozinho utiliza o olfato, o tato, a visão e o paladar. A audição fica fora e também deve ser explorada. Ligue a televisão ou seu aparelho de som e deixe música clássica ou relaxante. Você ainda pode montar uma playlist com sons da natureza. 

Todos esses sons diferentes estimulam a audição, relaxam e entretêm. No entanto, você precisa ter uma atenção especial ao volume. Os cães possuem a audição muito desenvolvida e sons altos podem ser um transtorno para eles.

Enriquecimento ambiental com responsabilidade
O enriquecimento ambiental ajuda na correção de comportamento indesejados.

Tornar o ambiente mais rico para seu cãozinho exige criatividade e muito cuidado. No enriquecimento ambiental é comum utilizar diversos itens da própria casa para transformar a rotina do seu cachorro. No entanto, alguns itens podem oferecer riscos. Fizemos uma lista de itens para você evitar:
  1. Sacos plásticos
  2. Objetivos de materiais tóxicos
  3. Flores e plantas
  4. Medicamentos
  5. Pedras, folhas e galhos
  6. Brinquedos infantis e bichos de pelúcia

Na dúvida, prefira sempre itens desenvolvidos para uso veterinário. Os brinquedos, por exemplo, são feitos com materiais atóxicos e sem partes que podem ser engolidas.
Brinquedos para enriquecimento ambiental

Os jogos e brinquedos interativos são opções práticas para você entreter e estimular o raciocínio lógico e a aprendizagem do seu cachorro. Os brinquedos com dispenser de alimentos são ótimas opções para apresentar essa variedade de atividade para seu cãozinho. Nesses itens existe um espaço vazio que você preenche com ração seca ou patês. O animal deve jogar, bater e morder para conseguir ganhar a recompensa. 

Também existem os brinquedos interativos mais complexos que exigem treinamento e muita atenção do cãozinho. Eles devem ser oferecidos aos poucos de acordo com aprendizagem do animal. A comida é sempre um estímulo para as atividades.

Trabalho em equipe
O tutor também tem um papel importante no enriquecimento ambiental.

Se você pensou que o enriquecimento ambiental só acontece quando você está fora de casa, vamos revisar esse conceito. O enriquecimento ambiental é relacionado com a rotina do cãozinho, inclusive com o espaço em que ele vive. Vocês também podem praticar isso juntos! Pegue a coleira e a guia porque os passeios são excelentes formas de interação e valorização de comportamentos naturais dos cães.

Mesmo cães idosos, calmos e de portes pequenos devem sair na rua diariamente. A rua é o ambiente em que eles veem outros animais e pessoas, sentem cheios novos e praticam exercício. Cães mais agitados podem ser beneficiados com corridas ao lado do dono ou divertidos passeios no parque.

Oferecer uma rotina divertida e estimulante para seu cachorro é um dever de todo tutor. Você tem dicas para tornar o dia a dia mais rico e proveitoso? Deixe um comentário!

Fotos: Júlio César.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom