O mundo não pode esquecer a importância da Enfermagem



Neste dia 12 de maio se comemora, mundialmente, o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a “mãe” da enfermagem moderna


Foto: João de Castro

Parabéns, Profissionais da Enfermagem. Todos os dias são da Enfermagem. Entretanto, a data de hoje tem um sentido especial, pois marca a inauguração da Enfermagem moderna, que revolucionou os serviços de saúde e permitiu à humanidade elevar a expectava e a qualidade de vida dos seres humanos a um nível extraordinário. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.


Em tempos de pandemia, esses profissionais, que sempre estiveram na linha de frente dos atendimentos de saúde, finalmente parecem ter sua importância reconhecida. Afinal, são eles que se arriscam diariamente à contaminação por uma doença ainda sem cura ou vacina, para salvar o outro.

De acordo com dados que os conselhos regionais dos Estados enviam ao Cofen, o Brasil possuía, até 1º de abril deste ano, 565,4 mil enfermeiros, 1,3 milhão de técnicos de enfermagem e 419,9 mil auxiliares de enfermagem.

Você, Profissional da Enfermagem, é protagonista da ciência do cuidado. Herdeiro de uma profissão revolucionária, que fica maior a cada dia que passa. Por todos os relevantes serviços que presta, merece reconhecimento, hoje e sempre.

Infelizmente, a Enfermagem está morrendo, mas não é de hoje. Há muitos anos, jornadas exaustivas de trabalho, salários defasados e aposentadorias injustas deprimem e matam milhares de profissionais da nossa categoria. Isso não pode continuar.

Como se não bastasse, a carga viral e emocional desta pandemia está fazendo ainda mais vítimas entre Enfermeiros. Contudo, não podem aceitar perder mais vidas, que poderiam ser poupadas se fossem tratadas com respeito. O país não pode continuar condenando à morte quem trabalha para salvar pacientes. Chega.

Enfermeiros não são heróis, são humanos e precisamos de proteção. Não tem superpoderes, tem a força do seu trabalho, que colocam diariamente a serviço da humanidade. Cuidar da Enfermagem é cuidar da saúde do Brasil. O mundo não pode esquecer a importância da Enfermagem.

Em todo o país, mais de 13,3 mil profissionais estão afastados do trabalho, conforme informações divulgadas pelo Comitê Gestor de Crise do Cofen, no site Observatório da Enfermagem, nesta segunda-feira (11). Entre eles, 28,5% foram confirmados e o restante segue como suspeito da doença.

Ainda segundo o Cofen, 98 profissionais já morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. O número é maior do que nos Estados Unidos (91) e na Itália (35) e é creditado pelo Comitê do Cofen à escassez de EPIs, falta de treinamento adequado e subdimensionamento de equipes.

Por conta da extrema pressão a que estão submetidos, o conselho criou uma linha solidária com mais de 100 profissionais especializados em saúde mental para atender os trabalhadores. O chat de ajuda emocional funciona 24 horas, diariamente e pode ser acessado pelo site do Cofen

Parabéns, Enfermeiras, Enfermeiros, Técnicas, Técnicos e Auxiliares.

Foto: João de Castro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom