Quem é o síndico do seu condomínio?


O síndico é o representante legal do seu condomínio e é responsável por zelar pela manutenção do condomínio e pelo bem estar e segurança dos condôminos


Eleito em assembleia geral para um mandato não superior a dois anos, com possibilidade de reeleição, conforme a Convenção do empreendimento, o síndico assume a responsabilidade de cuidar do bem comum e coordenar as ações necessárias para preservar o patrimônio de muitos. 

Como em uma empresa, o síndico detém a gestão do condomínio e busca manter a ordem e o funcionamento dos procedimentos necessários para a boa convivência e harmonia coletiva. Ao mesmo tempo, é recorrente sofrer com críticas e cobranças em sua administração, já que poucos se recordam que o princípio democrático sempre regerá as principais deliberações dos condôminos, ou seja, a maioria é quem vai determinar os rumos dos diversos aspectos cotidianos do condomínio, observado, em determinados assuntos, o quórum previsto em lei. Contudo, o síndico não está sozinho. 

A gestão condominial conta também com a participação de um subsíndico e dos Conselhos Consultivo e Fiscal, que auxiliam o síndico na tomada de decisões e na solução de problemas, e com a importante presença e apoio de uma administradora de condomínios. 

Esta empresa tem papel fundamental no dia a dia do empreendimento, e principalmente no auxílio ao síndico, pois além de assumir inúmeras obrigações administrativas e burocráticas, orienta nos assuntos mais específicos, desde os que abrangem as questões financeiras, até aqueles relacionados à orientação técnica e jurídica. Somente com este suporte, o síndico terá a tranquilidade e acumulará o know-how necessário para cumprir com suas atividades de forma eficaz e eficiente.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom