Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início


Aproximação de comunidade beneficia quem precisa de ajuda


Vizinhos se ajudam em serviços e com produtos, Foto: Pixabay.

A quarentena e recomendação de isolamento social afastaram ainda mais amigos e parentes que moram distantes, mas proporcionam a proximidade de vizinhos. Com mais tempo juntos e necessidade de ajuda, condôminos e moradores próximos se unem para enfrentar a crise em várias cidades do Brasil.

Um exemplo é o que acontece no condomínio Vitória, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Moradores decidiram se ajudar vendendo produtos e fazendo serviços para os vizinhos. O bistrô que fica dentro do condomínio, que costuma vender lanches e alguns itens básicos de mercearia, passou a expor os produtos e divulgar o trabalho dos moradores como forma de ajudar a comunidade formada ali.

– Nós não cobramos nada para expor os produtos dos moradores. Tem artesanato, máscaras de pano, livros, comida e também serviços, que a gente divulga. Nos elevadores e no aplicativo do condomínio também são feitas as propagandas do que os condôminos estão fazendo. Todo mundo acaba ganhando – declarou a funcionária Joyce ao Pleno.News.

A autônoma Teresa Maciel vende doces e viu a possibilidade de ajudar os moradores entregando para eles. Mas afirmou que a união dos vizinhos vai além.

– A gente tem que se ajudar. Eu faço bolos, por exemplo, e estou vendendo aqui. É bom para conseguir uma renda extra, que preciso. Mas o mais importante é ajudar quem está precisando mais. Uma idosa que precisa fazer compras, alguém que está em falta de um alimento eu vou lá e dou, ou alguém que precisa que cuide das crianças. Minha vizinha da frente está saindo para trabalhar, aí eu ajudo com a filha dela, por exemplo – declarou.

Cartazes ficam em áreas comuns e oferecem ajuda a idosos / Foto: Reprodução

Cartazes ficam em áreas comuns e oferecem ajuda a idosos / Foto: Reprodução

Cartazes ficam em áreas comuns e oferecem ajuda a idosos / Foto: Reprodução

Cartazes ficam em áreas comuns e oferecem ajuda a idosos / Foto: Reprodução

Cartazes ficam em áreas comuns e oferecem ajuda a idosos / Foto: Reprodução

AJUDA DA TECNOLOGIA
Além das informações passadas pelos avisos do condomínio ou pelo boca a boca, aplicativos também crescem com o intuito de melhorar a comunicação entre vizinhos. O carioca Guilherme Martins precisava de um ferro de passar emprestado depois do dele ter quebrado. Ele então usou o aplicativo chamado Tem Açúcar? para pedir ajuda de vizinhos.

Um dos moradores de sua rua viu o anúncio e emprestou para ele usar durante dois dias. O aplicativo Vida de Síndico e grupos do Facebook também facilitam a comunicação entre os vizinhos, que podem anunciar seus serviços e recados.

Cozinhar para quem precisa é uma forma de ajudar vizinhos

APOIO A PESSOAS COM COVID-19
A síndica Aline Gama conta que a união entre os moradores é incentivada para melhorar a vida em comunidade. Além disso, afirma que os funcionários foram orientados a ajudar de forma diferenciada as pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus.

– Tivemos um casal que ficou isolado em casa depois do marido testar positivo. Então, fizemos um esquema diferente de retirada de lixo e abastecimento de alimentos para o casal. Eles evitaram passar pelas áreas comuns do prédio e puderam voltar às atividades normais depois de se curarem – relata.

O condomínio repetiu o que foi feito em outros prédios da sua região, como os condomínios Green Coast e West Coast e que são exemplos de outras cidades brasileiras. Baseado nos exemplos dessas comunidades, o Pleno.News aponta maneiras que vizinhos podem se apoiar durante a crise.

COMO VIZINHOS PODEM SE AJUDAR
  1. Compra e venda de produtos feitos pelos moradores
  2. Prestar serviços aos vizinhos, como consertos domésticos, faxina ou cuidar de crianças e idosos
  3. Oferecer alimentos ou refeições para quem está com falta de suprimentos em casa
  4. Aulas particulares para quem está com dificuldades de acompanhar conteúdo de aulas online
  5. Oferecer uso do computador e internet para quem não possui em casa
  6. Fazer compras e outros serviços na rua para pessoas do grupo de risco da Covid-19
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)