Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início


As empresas que operam com frotas para produção, logística e transporte de seus produtos normalmente têm gestores muito atentos aos custos e à segurança do abastecimento de seus veículos


Foto: Bruno Peixoto.

Mas como os abastecimentos e reabastecimentos fazem parte das rotinas de trabalho e são repetidos várias e várias vezes ao longo dos dias, as operações podem esconder algumas falhas que causam impactos negativos na produtividade da empresa. Isso sem falar que, se o motorista ou sua equipe forem negligentes, podem estar expostos a vários perigos. Que tal ficar por dentro de alguns procedimentos para ter mais segurança no abastecimento? Confira a seguir!


1 – Instrua seu motorista a desligar o veículo
Pode parecer óbvio dizer que há perigo em abastecer com o veículo ligado. No entanto, alguns motoristas podem ficar agitados para cumprir as entregas de uma vez e perder sua atenção no meio desta pressa toda. A primeira conduta padrão para abastecer com segurança é manter o motor desligado e deixar o carro parado, de sorte que ele não corrao risco de se deslocar ao longo da operação.

2 – Preste atenção ao posicionamento do bico na bomba
O bico da bomba de combustível deve ficar bem encaixado no bocal do veículo por onde todo o fluido vai penetrar. Além de evitar qualquer escape dos líquidos para o solo, o que o faria ter mais gastos à toa com esse desperdício, deixar a extremidade do bico para dentro do tubo de combustível no veículo impede o risco de haver excesso de eletricidade estática, o que poderia levar a uma eventual explosão. Por conta disso, o profissional do posto deve limpar qualquer derramamento que houver acontecido.

3 – Proíba fumar próximo ao local de abastecimento
Se já pode haver explosão com uma simples faísca de estática, imagine o que não ocorreria por conta de agentes que promoveriam chamas ou brasas, como isqueiros, cigarros e fósforos? Há perigo não só por causa de vazamentos dos combustíveis, mas resta lembrar que a gasolina e o álcool tendem a evaporar rapidamente, e seus vapores também são muito inflamáveis.

4 – Instrua quanto ao uso do extintor de incêndio
No treinamento de sua equipe, os motoristas devem aprender o manuseio correto do extintor de incêndio e como desacoplá-lo rapidamente de seu local de transporte. Caso ocorra algum problema com fogo, ele deverá usar o extintor.

5 – Controle o volume de combustível acrescentado
Nos reabastecimentos, deve-se deixar espaço nos tanques de combustível, porque esses fluidos se expandem e se inclinam à medida que os veículos se movimentam. Portanto, o motorista não deve encher o tanque por completo e você, como gestor bem preparado, poderá validar ou não o procedimento com um sistema automático de monitoramento.

6 – Adote um sistema automatizado de abastecimento
Quando um gestor implementa na sua empresa um sistema automatizado de abastecimento da frota, ele passa a ter total controle da quantidade de combustível consumido por seus veículos. No caso, o sistema vai registrar e remeter os dados captados nos momentos de reabastecimento para uma base na empresa. O gestor, através de um computador, poderá monitorar e validar de forma centralizada todo o fornecimento de combustível, e emitir relatórios que permitam analisar os custos e a produtividade de cada veículo da frota.
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)