7 hábitos para crianças se tornarem adultos saudáveis



Um adulto saudável é em grande parte o resultado de uma criança que cultivou bons hábitos. E não estamos falando apenas de alimentação. Para ser um adulto menos estressado, mais feliz e, sim, com menos doenças, é preciso começar desde pequeno



Imagem: Renato de Casto.


Alimentação
Desde pequena, a criança deve ser estimulada a uma alimentação saudável, com mais frutas, legumes e proteínas e menos “junk food”. Um hábito alimentar saudável evitará que a criança entre no grupo da maior epidemia mundial da atualidade: a obesidade.

Atividades físicas
Os pais devem incentivar seus filhos a reconhecer nos esportes um meio de alcançar uma boa saúde e também um meio de se relacionar com outras pessoas, aprendendo a superar desafios e até mesmo aprendendo a lidar com as frustrações comuns na vida de todos nós.

Leitura
A criança que é estimulada a ler vai apresentar, quando adulta, maior poder de comunicação e mais facilidade de relacionamento com outros adultos. Mesmo que a leitura do futuro seja em tablets ou smartphones, as crianças acostumadas com esse hábito serão adultos mais “antenados”, mais atualizados, e isso até contribuirá para o seu grau de empreendedorismo no futuro.

Disciplina
Em um mundo acelerado, a vida multitarefa que as crianças terão no futuro, tão provocadora de estresse, se tornará muito mais fácil e produtiva para quem é disciplinado e organizado, ou seja, para os que aprenderem a administrar o tempo. Desde cedo os pais devem estimular seus olhos a ter disciplina nas atividades diárias, tais como horários certos para brincar, para estudar, para se alimentar e para dormir.

Rir
Para o pediatra, esse é o hábito mais importante e o maior legado que os pais podem deixar para seus filhos. Crianças, adultos e idosos que riem são mais felizes e apresentam menos doenças. Levar a vida com bom humor, valorizando os momentos bons que surgem e minimizando a importância dos momentos difíceis que acontecem, é um dos hábitos mais saudáveis a serem adquiridos. Conseguir da criança três gargalhadas por dia é o melhor remédio que você pode dar para o futuro dela.

Argumentação
Ensinar os filhos a argumentar sempre que quiserem algo ou mesmo quando discordarem de alguma repreensão é um bom exercício e os tornará adultos de mais fácil convivência. Muitos conflitos entre adultos seriam mais facilmente resolvidos se as pessoas tivessem mais facilidade de argumentação.

Ser carinhoso
As crianças que crescem em ambientes de carinho e de amor irão criar esses ambientes quando adultos e gerar famílias bem estruturadas e felizes. Os pais devem tratar os filhos com carinho e também expressar esse carinho de forma física com abraços e beijos frequentes. Animais de estimação são excelentes para as crianças desenvolverem o hábito de dar carinho.

Fonte: Revista Vida Natural.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom