Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início

Conheça os principais problemas e saiba como se prevenir



Foto: Freepik




Ao realizar uma compra pela primeira vez é comum passar por alguns desafios e até mesmo comete alguns erros ao longo da jornada, que podem acabar refletindo em arrependimento em um futuro próximo.


A questão é que em aquisições de alto investimento, como a compra de um imóvel, cometer um erro pode ser tornar um grande problema. Isso porque os brasileiros no geral compram imóveis em Brasília de uma a três vezes ao longo da vida, por isso a escolha precisa ser bem assertiva.


A melhor forma de evitar problemas é entender quais são as principais necessidades que precisam ser sanadas com a compra do imóvel. Além disso é interesse incluir alguns planos para o futuro de médio a longo prazo como o desejo de aumentar a família, que podem ter influência direta na compra do imóvel.


Mas uma das melhores formas de não cometer deslizes, é conhecer quais são os principais erros cometidos na compra de imóvel como você pode conferir a seguir:


  1. Não prestar a devida atenção no contrato


Um dos erros mais cometidos na hora de adquirir um imóvel, por incrível que pareça, é não dar prestar atenção na hora de assinar o contrato. Isso acontece porque na maioria das vezes, pela quantidade de páginas e na empolgação em fechar negócio, muitos clientes não leem todas as cláusulas presentes no documento. Ou às vezes até leem, mas não prestam atenção nas informações que estão presentes no acordo.


Ao chegar no momento da negociação de assinar o contrato, é importante não se deixar influenciar por terceiros como o corretor de imóveis e o próprio proprietário do imóvel. Retire o documento com o responsável e se possível leve para um ambiente tranquilo como o escritório ou até mesmo sua própria casa.


Em um lugar calmo e sem pressa, faça a leitura de todo o documento. Certifique-se de que houve o entendimento a respeito de cada cláusula. Ao se deparar com alguma dúvida ou identificar uma cláusula com a qual você não concorda, não deixe de entrar em contato com o responsável pela venda do apartamento.


Só após passar por essas etapas e estar de acordo com as informações apresentadas, é válido assinar o contrato de compra. Esses cuidados vão garantir que você não venha enfrentar algum problema no futuro ou acabe pagando taxas de juros ou multas administrativas por deixar de cumprir alguma informação ali disposta previamente.



  1. Não avaliar a documentação do imóvel


Além do contrato, outra etapa muito importante na hora de comprar apartamento em Brasília é verificar a documentação apresentada sobre o imóvel. Esse costuma ser um momento burocrático, em virtude da grande quantidade de documento que precisa ser entregue. E é justamente por essa grande volume de informações, que é necessário ter o cuidado redobrado quando o assunto é documentos.


Analisar os documentos do imóvel com cautela é uma das formas de prevenir situações como fraudes, dívidas, litígios, processos e outras situações que podem servir como uma barreira para a venda do imóvel. Também é importante ficar atento a presença de débitos no IPTU e na taxa de condomínio, que podem acabar gerar prejuízo para você, cliente.


Se a compra estiver sendo realizada direto com o proprietário, é de sua responsabilidade enquanto comprador realizar a verificação de todos os documentos. Já se a compra foi realizada com o intermédio de uma imobiliária, por exemplo, você pode contar com o apoio do corretor de imóveis para realizar a verificação.



  1. Deixar de fazer a visita no imóvel


Outro erro que pode comprometer a compra bem sucedida é deixar de realizar a visita no imóvel. Algumas ferramentas digitais facilitaram muito a busca pela unidade ideal com tours, fotografias e informações detalhadas sobre o espaço, que é possível acessar sem estar no ambiente. Mas esses recursos jamais podem substituir a visita presencial no imóvel, que antecede a compra.


Isso porque somente no momento da visita que você comprador pode ter a real dimensão do imóvel, além de identificar questões como incidência solar, pintura e acabamentos, pisos e azulejos. A visita ajuda também a identificar pequenos reparos que precisam ser realizados e que podem acabar gerando problema em futuro como pequenas infiltrações, rede elétrica, sistema de gás e até mesmo ruídos externos. Mesmo não aparentando se tratar de um problema, logo em um primeiro momento, situações como essa acabam por diminuir a qualidade de vida dos futuros moradores, gerando frustração a partir da realização da compra.



  1. Não realizar o planejamento financeiro


Além dos documentos, a forma de pagamento é um dos principais problemas de quem busca casas à venda em Brasília, principalmente pela primeira vez. Isso porque você comprador já deve saber que realizar a compra de imóvel próprio é um alto investimento, muitas vezes para a vida, e por isso deve ser realizado com planejamento e cautela.


Antes de buscar um imóvel, coloque na ponta do lápis quais são as alternativas para realizar o pagamento da nova residência. Em alguns casos, a melhor forma é a economia a partir do controle de gastos e depósito mensal para armazenar um montante que contribua com o pagamento do imóvel.


Com uma parte do dinheiro disponível, já é possível dar entrada em um imóvel e com isso diminuir o valor a ser pago nas parcelas, no caso de um financiamento. Importante lembrar que se essa for a sua opção de pagamento, o valor cobrado por mês não pode ultrapassar 35% da sua renda, voltada para os suprimentos básicos do mês.


Outra questão muito importante, que às vezes acaba passando esquecida pelos compradores, é o pagamento das taxas de aquisição e transferência de imóvel, que geram custos adicionais sobre o valor do imóvel. Esses custos podem chegar até cerca de 5% do valor, em documentos como: escritura, registro de imóveis, certidões, taxa de avaliação de imóvel financiado, isso sem falar nos impostos. Outros custos também podem vir a aparecer no futuro, mas é importante estar avisado sobre essas cobranças adicionais.



Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)