CBRA 2020 discutirá avanços na análise genética embrionária


O surgimento de novas tecnologias vem abrindo caminhos para a implantação de embriões saudáveis sem a necessidade da realização de biópsia embrionária. Por meio do diagnóstico genético pré-implantacional não-invasivo (NICS), técnica que diminui os riscos de danos ao embrião no momento de análise de seu DNA, é possível detectar anormalidades cromossômicas que podem levar, dentre outras indicações, a falhas de implantação embrionária, perdas gestacionais e anomalias graves em bebês nascidos. 

 

Para abordar o assunto e discutir os principais avanços alcançados pela tecnologia no Brasil, o ginecologista creditado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e primeiro presidente da entidade, José Gonçalves Franco Júnior, fará uma palestra durante a 24ª edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2020). Ele participará de uma mesa-redonda sobre novas tecnologias em reprodução assistida que acontecerá no dia 3 de outubro, das 16h30 às 18 horas.

 

Promovido pela SBRA, o Congresso é o maior evento sobre o tema realizado anualmente no Brasil e, neste ano, será 100% on-line. Nesta edição, Franco Júnior e o especialista em reprodução humana e membro da diretoria da SBRA, Edson Borges Júnior, serão os únicos palestrantes brasileiros nesta edição. 

 

“Menos invasivo do que o PGT-A (diagnóstico genético pré-implantacional) e com resultados promissores até o momento, o NICS enfrenta desafios, mas caminha para se tornar a metodologia preferencial na seleção de embriões. A nova tecnologia analisa o DNA do embrião a partir do meio de cultivo em que ele é desenvolvido, sem necessidade de retirar células, diminuindo os riscos de danos e de perda embrionária”, ressalta Júnior.

 

De acordo com o presidente do CBRA, Roberto Antunes, o diagnóstico genético não invasivo é uma das mais importantes novidades desta edição do CBRA. “Trata-se de uma técnica que ainda está sendo muito discutida no universo médico e, aqui no Brasil, nós temos a honra te ter o doutor Franco Júnior como um dos precursores dessa inovação”, diz. 

 

Estudo brasileiro – Um estudo brasileiro recentemente publicado no Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida (JBRA Assisted Reproduction), produzido em parceria com grandes centros de reprodução do país, buscou avaliar a presença de alterações cromossômicas no embrião de acordo com a idade de cada paciente a partir da técnica de diagnóstico pré-implantacional não-invasivo, o grande diferencial dessa tecnologia. 

 

Foram analisados 94 casais, que receberam a orientação para realizar o procedimento devido à idade materna mais avançada, fatores masculinos, repetidas falhas de implantação, abortos recorrentes ou porque apenas solicitaram o exame. “Os resultados são promissores, tornando o NICS, de imediato, potencialmente capaz de reduzir os resultados falsos positivos do diagnóstico genético pré-implantacional, além de evitar possíveis perdas embrionárias pelo ato da biópsia”, avalia Franco Júnior.

 

O estudo analisou dados preliminares com 50 embriões doados para pesquisa – que possuíam diagnóstico prévio anormal por PGT-A, os quais evidenciaram que, após cultura dos blastocistos e obtenção do DNA livre do meio de cultivo, houve um total de 7.6% de resultados falsos positivos e 10% de resultados falsos negativos quando comparados com o DNA do embrião total (padrão ouro).  Por outro lado, quando se compararam os resultados prévios obtidos pelo PGT-A invasivo versus a análise final do DNA do embrião total (padrão ouro), a incidência de falsos positivos foi de 24% (dados preliminares), sugerindo que o estudo do meio de cultivo (NICS) seria mais fidedigno da totalidade do embrião. “Acreditamos que o NICS é uma evolução na análise genética dos embriões”, finaliza o médico.

 

A análise genética não invasiva foi realizada no Centro Paulista de Diagnóstico e Pesquisa de Ribeirão Preto. O estudo clínico foi obtido com os resultados dos seguintes centros: Genesis, Embryolife, Núcleo Santista de Reprodução Humana, Fellicitá, Fertility, Ferticlin, Projeto Alpha, Cenafert, Materbaby, CRH Prof. Franco Junior e Escola de Medicina da FAMERP de São José do Rio Preto.

 

Sobre o evento – Em sua 24ª edição, o CBRA acontecerá virtualmente, no período de 1º a 3 de outubro e será totalmente gratuito para sócios da SBRA, da Associação Brasileira de Embriologistas (PRONÚCLEO), da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA) e alunos de graduação. 

 

Ao longo de três dias de evento, especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas da saúde e de vários países estarão reunidos com o objetivo de debater os avanços da área e abordarão temas como: protocolos de estimulação ovariana, falha de implantação embrionária, manejo do paciente azoospérmico, fragmentação do DNA espermático e uso de espermatozoides testiculares, técnicas de biometria facial na escolha de doadores, entre outros. 

 

Segundo a presidente da SBRA, Hitomi Nakagawa, o rico teor científico do CBRA será mantido e o evento vai continuar com a sua missão de qualificar ainda mais o exercício da reprodução assistida no Brasil e no mundo. "Nesta situação inusitada que vivemos e com a construção da grande rede de profissionais que representa a SBRA, não poderíamos deixar passar em branco as evoluções que estão acontecendo e a troca de experiências fundamentais para quem trabalha na área. Sem dúvida, também já estamos em contagem regressiva para nos abraçarmos após vencer essa etapa das nossas vidas no XXV CBRA, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em 2021”, afirma.

 

Podem participar profissionais interessados no tema, associados ou não à SBRA, como embriologistas, enfermeiros, psicólogos, advogados, biomédicos, farmacêuticos, veterinários e biólogos, e médicos que atuam em reprodução humana e áreas afins, como ginecologistas, urologistas,, oncologistas e gestores de clínicas.

 

Serviço: XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Data: 1º a 3/10/2020

Local: Plataforma virtual, a ser definida.

Acompanhe as novidades sobre o CBRA 2020 no site do evento: cbra2020.com.br 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom