Cartilha ensina a descartar o lixo


Material, lançado pelos bombeiros, está disponível para acesso de todos os interessados, no formato virtual



Lançada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a cartilha Como Separar o Lixo de Forma Correta já está disponível. O acesso é aberto apenas no formato virtual, de acordo com os protocolos de segurança adotados em função da pandemia de Covid-19 e dentro dos princípios de sustentabilidade adotados pela corporação.

Com linguagem acessível, o material foi produzido pela equipe de agentes do CBMF destacada pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente criada para estimular órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade. Textos e ilustrações foram elaborados pelos bombeiros.

“O CBMDF é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a primeiro Corpo de Bombeiros Verde do país”, explica o sargento Ronei Lima, integrante da A3P na corporação. “Desta forma, realizamos uma série de ações voltadas para essa área. O lançamento da cartilha faz parte dessa estratégia.”

Cada grupamento, diretoria e centro da corporação conta com dois agentes ligados à equipe A3P. “Esses militares são os multiplicadores das nossas ações em cada unidade do CBMDF”, resume o sargento.

Bombeiro Verde

Em 21 de junho deste ano, o CBMDF recebeu mais uma vez a certificação de Bombeiro Verde do Ministério do Meio Ambiente. O título é concedido anualmente a instituições que cumprem as metas estabelecidas pelo ministério – como a adoção de práticas sustentáveis e ações voltadas para questões ambientais.

“O CBMDF foi o primeiro órgão do Governo do Distrito Federal a adotar o Sistema SEI na integralidade, reduzindo em mais de 95% o uso de papel”, conta o sargento Ronei. “Outra ação que nos rendeu esse reconhecimento é a reciclagem de lixo, orgânico e seco, que é feita em parceria com cooperativas de catadores de lixo.”

A corporação conseguiu adquirir dois contêineres – um para descarta de lixo orgânico e outro destinado ao lixo reciclado – para cada grupamento operacional. A cartilha é mais um instrumento que pode contribuir com a eficiente gestão dos resíduos.

Escolas públicas ou particulares, empresas e cidadãos podem solicitar a cartilha pelo e-mail a3pcbmdf@gmail.com.


Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom