-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início

DER faz limpeza ou troca de 310 placas de sinalização que estão sujas, avariadas e pichadas


Neste mês, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), iniciou a limpeza dos totens de sinalização das vias W3 Sul e Norte | Foto: Paulo H. Carvalho.

Elas fazem parte do Plano Diretor de Sinalização de Brasília. Criadas pelo arquiteto Danilo Barbosa, em 2010, têm dezenas de modelos e quatro padrões de cores – um deles como peça permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York. Apesar de integrarem as obras de arte a céu aberto da cidade, são constantemente vandalizadas, amassadas, sujas e pichadas.

Neste mês, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), iniciou a limpeza dos totens de sinalização das vias W3 Sul e Norte.

São 310 totens ao longo de toda a W3, sendo que 60 já foram recuperados até esta segunda-feira (11). Em até 30 dias o DER conclui o mapeamento dos pontos onde a recuperação não é possível e inicia a produção de novas placas para substituição. A fabricação do material é toda feita pelo órgão, assim como a mão de obra direta utilizada na recuperação.

“Aos 60 anos de Brasília, está na hora de pensar em cada detalhe de manutenção da cidade. E não poderia ser diferente com a sinalização, esse meio tão importante de informação para quem mora e circula pela cidade”, afirma o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur.

O trabalho está sendo feito inicialmente na Asa Sul e segue depois para a Asa Norte. Oito técnicos do órgão lavam as placas para retirar o acúmulo de poeira e de pó de asfalto, fazem a raspagem dos papéis de propaganda afixados irregularmente, pintam e recolocam os adesivos de endereçamento, quando necessário. Tudo sem precisar remover a placa.

Há dez anos no setor, o superintendente de Operações do DER-DF, Murilo de Melo, conta que acompanha pela primeira vez um trabalho de limpeza de placas como esse. Ainda segundo ele, o índice de depredação e descuido das placas pelo cidadão é muito grande. “Utilizam os totens como quadro de propaganda, colando anúncios e papéis, o que é ilegal”, afirma.
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)