Como consultar dívidas no seu CPF com o Registrato do Banco Central


O Registrato é pouco conhecido pelos consumidores, mas bem útil. O documento gerado gratuitamente pelo Banco Central permite ao usuário consultar o histórico de contas ativas e inativas, dívidas, financiamentos e empréstimos relacionados ao CPF ou CNPJ


O Registrato pode ser consultado pelo computador, porém para usar o sistema, é necessário possuir conta no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob ou Sicredi para ativá-lo e depois poder realizar a consulta. Confira como entrar no Registrato e consultar contas e dívidas no seu CPF ou CNPJ.
Como ativar o Registrato
Antes de qualquer coisa, é preciso se cadastrar na ferramenta para ativá-la. Para isso, o usuário pode optar por fazer pelo aplicativo do banco, internet banking ou certificado digital. No caso do internet banking é enviada uma frase de segurança para registro no banco que o usuário utiliza; em outras formas de credenciamento, há a possibilidade de envio de carta ou pessoalmente, mas ambas formas estão suspensas por conta da pandemia de Covid-19. O usuário também pode se cadastrar pelo aplicativo do banco, seguindo os passos abaixo de acordo com a sua instituição financeira:
Banco do Brasil: “Menu” > “Serviços” > “Registrato”;
Bradesco: “Registrato”;
Caixa Econômica: “Senhas e Configurações” > “Registrato Banco Central”;
Itaú: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
Santander: “Menu” > “Santander On” > “Meu Momento” > “BACEN Auto Credenciamento Registrato”;
Sicoob: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
Sicredi: “Sicredi X” > “Registrato”;

Passo 1: ao terminar o processo será gerada uma senha; anote-a e vá para o site do Banco Central (no caso, o aplicativo abriu diretamente a página);
Salve a senha (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: informe os dados no site do BANCE e clique em “Concluir o cadastramento”;Conclua o seu credenciamento (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 3: o seu registro no Registrato estará pronto; agora, é só clicar em “Acessar Registrato”;Acesse o Registrato para consultar seu CPF e CNPJ (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Como fazer consulta de dívidas no CPF e CNPJ

Passo 1: abra o site do Banco Central e insira seus dados e clique em “Entrar”;
Entre no site do Banco Central (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: abrirá a tela de “Solicitação de Relatórios”, onde é possível consultar suas chaves PIX, endividamentos, relacionamentos financeiros e operações de câmbio; em “Meus endividamentos”, clique em consultar;Como gerar o relatório de dívidas no CPF e CNPJ (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 3: coloque o período que deseja consultar e o tipo de relatório, se resumido ou detalhado e concordar com os termos, depois, clique em “Gerar relatório”;Clique em gerar relatório (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 4: o relatório sai no mesmo momento, porém é gerado apenas relativo a um período inferior a cinco anos. Ele pode ser visto no site e salvo em PDF ou enviado para o seu e-mail cadastrado, bastando clicar nos botões na parte superior do relatório, sendo o primeiro para baixar o arquivo e o segundo para enviar.
O relatório pode ser salvo ou enviado por e-mail (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Como consultar contas bancárias ativas e encerradas no CPF e CNPJ

Passo 1: para verificar quais contas bancárias foram abertas e encerradas no seu CPF e CPNJ é bem simples; acesse o site e faça o login;Acesse o site do Banco Central (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: em “Relatórios” vá até “Meus relacionamentos financeiros” e clique em “Consultar”;Em meus relacionamentos financeiros é possível consultar suas contas bancárias (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 3: aceite os termos de uso e clique em “Gerar Relatório”.Clique em gerar relatório (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Assim como os demais relatórios, é possível baixá-lo ou enviá-lo para seu e-mail cadastrado.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom