Lafayette Andrada é cotado para assumir Ministério da Cidadania


Deputado federal diz que seu partido, o Republicanos, vai assumir uma pasta no primeiro escalação do Governo nas próximas semanas


Em 2018, Lafayette Andrada se elegeu com domicílio eleitoral em Juiz de Fora. (Foto: Câmara dos Deputados).

Após a recomposição de forças na Câmara dos Deputados, com a eleição de Arthur Lira (PP-AL) como novo presidente da Casa nesta segunda-feira (1º), crescem as especulações de que o Republicanos pode assumir o comando de um ministério no Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Até aqui, as avaliações são de que a sigla poderia assumir o Ministério da Cidadania, hoje chefiado por Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Deputado federal licenciado, Onyx pode ir para a Secretaria-Geral da Presidência. Caso o cenário se confirme, o nome do deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos) parece como um dos cotados para ser indicado pelo Republicanos. Em 2018, Lafayette Andrada se elegeu com domicílio eleitoral em Juiz de Fora.

O deputado evitou comentar sobre uma possível indicação de seu nome pelo Republicanos para integrar o Governo. Contudo, admitiu que as costuras apontam para que o seu partido assuma um ministério em breve, o que pode acontecer após o carnaval. “Haverá um ministério para o Republicanos. Isto está definido e é a única certeza”, destacou o parlamentar. Lafayette disse ainda que há indicações de que a pasta a ser comandada pelo partido possa ser, de fato, o Ministério da Cidadania.

Apesar de o deputado ser reticente quando questionado sobre uma possível indicação de seu nome pela sigla para o comando da pasta, especula-se que Lafayette é cotado internamente, juntamente com o deputado João Roma, do Republicanos da Bahia. Uma definição, segundo o próprio parlamentar, deve ser conhecida nos próximos dias.

Outra sinalização dada pelo deputado é a tendência de que o Republicanos não indique um quadro ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, que, historicamente, mantém vínculos com a sigla. Tal cenário também reforça as especulações em torno do seu nome como possível ministro, além do fato de, nos últimos anos, o parlamentar ter adotado um discurso “moderado”, segundo suas próprias palavras, em tom mais alinhado com o Governo Jair Bolsonaro.

Relação com JF
Além de ter sido eleito com domicílio eleitoral em Juiz de Fora nas eleições de 2018, Lafayette foi vereador na cidade entre 2001 e 2004 e disputou a Prefeitura em 2016. No ano passado, contudo, foi candidato a prefeito de Belo Horizonte. Ele também já foi deputado estadual e, além das experiências em poderes legislativos, acumula passagens pelo primeiro escalão do Governo de Minas Gerais, em que atuou como secretário de Estado de Defesa Social.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom