Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

Locais de Vacinação GDF

Locais de Vacinação GDF



404

Página não encontrada

Início
Foto Anna Shvets

Dia Internacional lembra a importância da atenção à saúde da mulher
 

Especialista destaca a realização de exames preventivos como manutenção da saúde feminina

 

As mulheres correspondem a cerca de 53% dos brasileiros, segundo dados do IBGE. Esta sexta (28), marca a passagem do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Além de ser maioria da população do país, elas lutam por espaço, equidade e valorização na sociedade. Entre exames preventivos e vacinas, a data lembra a importância do cuidado da saúde feminina.

 

“A mulher de 100 anos atrás se preocupava com todo mundo menos com ela. Isso gerou uma situação social, cultural e sexual em que ela [a mulher] simplesmente não existia. Antigamente, existia uma crença popular de que uma mulher de 40 anos já era considerada velha, quando entrava na menopausa. Só que, com base em ciência e evidências, a gente sabe que 30% da vida de uma mulher é vivida na menopausa. Imagina, passar 30% da sua vida esperando a morte?”, questiona o ginecologista e diretor médico de ginecologia da maternidade Brasília Dasa, Evandro Oliveira.

 

O médico explica que existem três principais fases da mulher: a jovem, que abrange o início da menstruação e vida sexual, a mulher em idade fértil, aquelas por volta dos 35 anos, e a mulher mais madura, em fase do climatério, quando os ovários começam a envelhecer.

 

“Em cada uma dessas fases, as mulheres necessitam de recomendações totalmente diferentes e precisam ser acompanhadas de perto. Hoje em dia, temos muitas evoluções sociais, culturais e científicas que proporcionam mudanças significativas no ciclo de vida feminino. Empoderamento também é estar atenta ao autocuidado”, afirma.

 

Por meio da realização dos exames preventivos, é possível diagnosticar e tratar diversas doenças, elevando as chances de recuperação. Evandro Oliveira explica que os exames mais importantes são os relacionados ao rastreamento de patologias comuns nas mulheres, como o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Para a realização do diagnóstico dessas doenças são realizados mamografia e o exame preventivo do colo do útero, respectivamente.

 

Outros tipos de exames também são necessários a depender da idade da mulher. O ginecologista afirma que, após a primeira menstruação, já devem começar as visitas ao ginecologista até que se inicie a vida sexual da adolescente. Contraceptivos e outros tipos de tratamentos são realizados nessa fase. Já para as mulheres na menopausa, exames como dosagem hormonal e mamografia são imprescindíveis.

 

Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Mulher (NCISM)

 

A Maternidade Brasília, o Hospital Brasília e o Hospital Brasília Unidade Águas Claras contam com serviços voltados especialmente para o cuidado integral à saúde da mulher, incluindo casos de alta complexidade. Os hospitais contam com o Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Mulher (NCISM). Um centro de diagnóstico e atendimento ginecológico 24h, com uma equipe multidisciplinar, que reúne médicos ginecologistas, uroginecologistas, mastologistas, oncoginecologistas, nutricionistas e psicólogos, entre outros profissionais dedicados a auxiliar no acompanhamento da saúde e na promoção do bem-estar das mulheres em todas as fases da vida.


Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA