Hospital Regional de Formosa faz homenagem ao nascimento de bebês com projeto "Bem-vindo ao mundo"



A maternidade de um hospital certamente é a ala que gera muita emoção em quem passa por ali. Dos obstetras, enfermeiras e técnicas, às futuras mamães, todos criam uma enorme expectativa e conexão com as novas vidas que surgem neste ambiente regado de amor e carinho



Na maternidade do Hospital Regional de Formosa (HRF) o momento do parto é tão importante, quanto o puerpério das gestantes. Pensando nisso, a equipe Alcon - Alojamento Conjunto onde ficam as mamães e os bebês depois do parto - desenvolveu nas últimas semanas o projeto "Bem-vindo ao mundo".

A ação celebra o nascimento dos recém-nascidos por meio de uma carta escrita pela enfermeira Stefany Caixeta e pelas técnicas Débora Ataídes, Rozinete Pereira e Rosilene Maurício, e entregue às novas mamães.

“Eu era enfermeira da Ala COVID-19 e lá vi muitas situações marcantes. Quando vim para o Alcon senti a necessidade de celebrar a vida dos novos bebezinhos, foi então que tive a ideia de escrever as cartinhas”, contou Stefany.

Desde que o Hospital Regional de Formosa passou a ser administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, inúmeras mudanças ocorreram no processo de atendimento. Somente nos últimos cinco meses, o hospital realizou 396 partos, entre naturais e cesáreas.

Além disso, o HRF conta com 21 leitos, sendo três para pré-parto e 12 para o pós-parto. Foi justamente neste segundo ambiente onde a enfermeira Stefany criou a oportunidade de humanizar ainda mais o atendimento às gestantes que dão à luz na maternidade.

O projeto "Bem-vindo ao mundo" é uma homenagem materializada em uma carta entregue à nova mãe junto com um balão de ar que simboliza a vida.

A mensagem traz votos de felicidades e registra quão especial é a chegada do novo bebê ao mundo. Segundo a enfermeira, a ideia é que mães e pais leiam a cartinha para a criança quando ela crescer e relembrem a data juntos.

O texto de cada carta é personalizado: “Pequena Eloá, ficamos muito felizes com sua chegada e de participarmos desse momento tão especial na vida dos seus papais. Desejamos muita felicidade e luz na sua vida. Você tem um mundo todinho só para você, o explore com muita sabedoria e brilhe bem forte”,

A correspondência é assinada pelas enfermeiras e técnicas com os dizeres “esses são os votos das titias da maternidade.” Para completar, os pezinhos dos bebês são carimbados na folha como demonstração de que a criança também participou efetivamente do ato de afeto e cuidado.

A celebração da chegada dos recém-nascidos também é celebrada nas portas dos quartos das puérperas, com a colocação de placas que trazem informações do parto, o nome da mãe e o número do leito que o bebê está localizado.

“Oi, sou o Luiz Gustavo! Nasci no dia 13 de maio de 2021, às 13h40. Minha mãe se chama Valquelis e estou no leito 02.”

Os projetos desenvolvidos pelos próprios colaboradores desta unidade hospitalar dão, cada vez mais, a certeza de que a humanização é prioridade no cuidado com a saúde. Certamente, esse acolhimento e toda a atenção dispensada com os bebês e mãezinhas, faz toda diferença trazendo segurança para a população de Formosa.

Para Vânia Fernandes, diretora geral do HRF, os altos números de partos realizados no hospital demonstram a confiança das gestantes nos serviços prestados pela unidade.

“A população confia no nosso serviço e acredita nesse atendimento humanizado que vem sendo desempenhado pelo HRF. Para a gente, isso é muito significativo”, afirmou Vânia Fernandes.

Sobre o HRF
O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom