Ibaneis Rocha inaugura obras vitais para o DF e planeja reeleição


O governador vem entregando obras importantes para a capital e entende que a possibilidade de reeleição deve ser respaldada pela população


Fotos: Renato Alves.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) está trabalhando no seu projeto de reeleição e acredita que as novas entregas previstas para os próximos meses impulsionarão a aprovação da população.

Na quarta-feira (12), o chefe do Executivo local inaugurou o Complexo Viário Governador Roriz, conjunto de vias na Saída Norte da capital.

“Só quem passava horas e horas no engarrafamento aqui sabe a importância dessa obra”, ressaltou Ibaneis.

Além disso, o governador, que vem investindo na melhoria da cidade, anunciou a entrega de mais duas estruturas na região “até o fim do mandato”.

“Temos, aqui para a região Norte, a construção de mais dois viadutos: a segunda entrada de Sobradinho e o viaduto que vai interligar a entrada de Planaltina e a entrada de Brasilinha”.

Ibaneis também falou de outras entregas que devem ocorrer ao longo deste ano.

“Temos hoje em andamento, mesmo no período de pandemia, mais de 200 obras de infraestrutura no Distrito Federal. No campo da saúde, vamos entregar ainda neste ano mais sete UPAs (unidades de pronto atendimento)”.
“Quando cheguei ao governo, a expectativa de entrega dessa obra era muito distante, para depois do meu mandato. Nós apertamos as empresas, apertamos o financiamento e conseguimos entregar com dois anos de antecipação”, Governador Ibaneis Rocha.
A inauguração do Complexo Viário Governador Roriz, nesta quarta-feira (12), foi um marco histórico para o DF. O conjunto de pontes e viadutos que formam a Ligação Torto-Colorado e o Trevo de Triagem Norte homenageia o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Domingos Roriz, conhecido por ser um grande executor de obras. Em todos os discursos e conversas, não houve uma pessoa sequer que deixasse de lembrar o ex-gestor.

A cerimônia reuniu familiares e amigos do político falecido em 2018, além de membros do atual governo, responsáveis por fazer a obra ser adiantada e finalizada em dois anos de gestão, enquanto os trabalhos estavam previstos para se alongar por mais dois anos.

O governador Ibaneis Rocha citou a importância de Roriz ao comentar a inauguração do complexo viário. “Governar o DF é uma missão que nos alegra muito e nos deixa felizes todos os dias”, disse. “Fazer política como nós estamos fazendo, como a senhora [referindo-se a Maria de Lourdes Abadia] e o Roriz fizeram, é transformar a vida dos outros pelo nosso trabalho. Quando cheguei ao governo, a expectativa de entrega dessa obra era muito distante, para depois do meu mandato. Nós apertamos as empresas, apertamos o financiamento e conseguimos entregar na data de hoje, com dois anos de antecipação.”

Ao citar mais de 200 obras de infraestrutura em andamento, Ibaneis Rocha ressaltou: “O DF não precisa viver no atraso e no abandono. Pode ser uma cidade que tem futuro – futuro que foi plantado por JK [Juscelino Kubitschek], regado por Roriz e todas as lideranças que o acompanharam”.

As homenagens a um dos principais nomes da política do DF fazem jus à grandiosidade da obra. São 28 km de vias, 14 km de ciclovias, 23 viadutos e quatro pontes, 770 empregos gerados e investimento de R$ 220 milhões originários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Agência de Desenvolvimento (Terracap). A obra beneficia mais de 100 mil motoristas e representa uma redução de mais de 55% no volume de trânsito.

Para a viúva de Joaquim Roriz, Weslian Roriz, a homenagem é grandiosa. “Agradeço ao governador Ibaneis Rocha por ter reconhecido que o meu marido trabalhou muito por Brasília”, declarou. “Ele era um apaixonado por fazer obras. O Complexo Viário ficou muito bonito e faz jus ao nome dele”.
“A gente sabe que essa área é de pleno desenvolvimento, com muitos condomínios e outros que estão por vir, então é perfeita a mobilidade que foi colocada aqui”Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade

Ex-vice-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia relembrou os tempos de atuação com Roriz: “Me sinto emocionada de ter sido companheira de luta de Roriz, uma pessoa que o povo não esquece. Construir pontes é melhor do que destruí-las; e construí-las, governador Ibaneis, o senhor tem feito muito bem. O senhor foi muito feliz em prestar essa homenagem sincera ao governador Roriz”.

Qualidade de vida
Diretor-geral do DER-DF – órgão responsável pela grandiosa obra –, Fauzi Nacfur Júnior lembrou da economia de tempo no trânsito que os moradores passam a ter com o complexo totalmente liberado. “É uma obra de dimensão que a cidade merece; e, com isso, o governador Ibaneis Rocha melhora muito a vida da cidade na Saída Norte”, pontuou. “A gente reduz o tempo no trânsito e traz qualidade de vida aos moradores.”

Já o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, avaliou o desenvolvimento da região e lembrou que o conjunto de viadutos e pontes atendem ao crescimento urbano. “Brasília, no passado, sempre investiu na parte sul, sudeste da cidade, e deixou muito esquecida a parte norte”, disse. “Esse complexo viário vem para corrigir isso. A gente sabe que essa área é de pleno desenvolvimento, com muitos condomínios e outros que estão por vir, então é perfeita a mobilidade que foi colocada aqui”.

A via de passagem que representa a última obra da Ligação Torto-Colorado, onde ocorreu a cerimônia, recebeu o nome de um servidor do DER-DF: Viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filho, falecido em agosto de 2020, vítima das complicações causadas pela covid-19. A esposa de Antônio, Maria Isabel de Jesus Gomes, esteve no evento para representar a família do homenageado.

Confira, a seguir, as obras em andamento ou a serem feitas, citadas pelo governador Ibaneis Rocha durante a inauguração do Complexo Viário Governador Roriz:

  1. Construção do viaduto da segunda entrada de Sobradinho
  2. Viaduto que vai interligar a entrada de Planaltina/DF e de Planaltina/GO
  3. Sete unidades de pronto atendimento (UPAs) em construção
  4. Hospital modular do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), com 102 leitos, a ser entregue em dez dias
  5. Viaduto do Recanto das Emas em construção
  6. Liberação, em breve, da licitação do viaduto do Riacho Fundo
  7. Liberação, também em breve, da licitação do viaduto do Itapoã/Paranoá
  8. Duplicação da DF-250
  9. Reforma da Avenida Principal do Paranoá
  10. Feira do Itapoã.



Reeleição
No domingo (9), Ibaneis afirmou, durante entrevista exclusiva à Rádio Metrópoles, que “tem vontade” de concorrer à reeleição ao Governo do Distrito Federal (GDF).

“Eu tenho, sim, vontade de ir à reeleição. Agora, isso depende muito mais da população do que de mim. Eu não vou cair na besteira, e eu deixo isso bem claro, daquilo como fizeram os meus dois antecessores. Você mal avaliado pela população – como os meus dois antecessores, tanto o Agnelo Queiroz (PT) quanto o Rodrigo Rollemberg (PSB), insistir numa reeleição é querer meter a cara na parede”, disse.

MDB
O governador também reafirmou que pretende continuar filiado ao MDB. “Eu tenho um carinho muito grande pelo MDB. E eu acho que o MDB também tem um carinho grande por mim, seja ele, seja a executiva nacional, seja os grandes líderes do partido, como é o caso do Sarney e outros, como o [ex] presidente [Michel] Temer, nós temos um diálogo quase que constante, tratando de pautas como essa… Então, eu tenho uma paixão pelo partido e não sairia do MDB”.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom