Os cuidados odontológicos em tempos de pandemia

Muito mais do que apenas trocar de escova de dentes, é necessário tomar outros cuidados

Quando o assunto é saúde bucal, as pessoas já pensam logo que, para se manter em dia com ela, é necessário somente escovar os dentes três vezes ao dia e passar fio dental diariamente. Todavia, os cuidados odontológicos não param por aí. Ademais a troca da escova de dentes deve ser feita, em no máximo, após três meses de uso, já que as cercas da escova ficam danificadas e podem prejudicar a limpeza, o que causa doenças e outros problemas bucais, cuidar da saúde bucal visando um momento de pandemia, deve ser um cuidado diário e urgente.

No que se refere à troca da escova de dentes, segundo a Dra. Cláudia Gobor, presidente da Associação Brasileira de Halitose, “em tempos de pandemia, a troca deve ser feita em um período diferenciado, já que, para pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus, a escova pessoal pode fazer com que o vírus seja reincidente”. Além disso, nesse tempo, a higiene bucal ganhou um novo significado: por apresentar um alto nível de contaminação pela saliva, escovar os dentes e ter melhores cuidados com a saúde odontológica pode prevenir a propagação do vírus.

Embora a pandemia já esteja em vigor há mais de um ano e a vacina esteja cada vez mais próxima de ser aplicada em toda a população, os casos de coronavírus ainda são altos e, por isso, é muito importante que a população tome consciência também sobre a saúde bucal. “Mesmo que a troca da escova de dentes seja muito importante, outro tema que deve ser reforçado é com relação à higiene. A boa escovação pode prevenir doenças e infecções que baixam a imunidade, de modo que, quando portadora, a pessoa fica suscetível a problemas mais graves com o covid-19”, alerta a especialista em halitose.

A escovação diária se tornou ainda mais importante nesse período. Além de lavar as mãos e usar álcool gel, ter uma boa higiene bucal ajuda a diminuir o contágio do covid-19, já que reduzem a carga viral. Segundo a dentista, “uma boa escovação diminui as chances do coronavírus chegar às células pulmonares, visto que, além das bactérias comuns, a pasta de dentes aliada à escova, pode eliminar também o causador da pandemia”.

Vale lembrar ainda sobre os cuidados. “Principalmente nesse período, não compartilhe, em nenhuma hipótese, a sua escova de dentes e objetos pessoais para evitar o contágio", explica a doutora. Uma boa higiene bucal pode, além de cuidar da saúde odontológica como um todo e prevenir problemas como cáries, ajudar no combate do coronavírus.

Cláudia Christianne Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Presidente da Associação Brasileira de Halitose

https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

Rua da Paz, n° 195, Sala 102, Mab Centro Médico, Centro/ Alto da XV, Curitiba- PR

(41) 3022-3131

Whatsapp: (41) 99977-7087

Instagram: @Claudiacgobor

Facebook: @ClaudiaCGobor

Youtube: Claudia Gobor

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom