Ícone da fé católica, Trindade demonstra força com comércio local e atrai novos moradores

[post_ad]

Avenida Manoel Monteiro, a queridinha do comércio em Trindade (Foto: Marilze Venturelli Bernardes)

Enquanto as celebrações do Divino Pai Eterno não são retomadas, município já apresenta sinais de recuperação na economia local

Principal destino de romaria da fé católica no Centro-Oeste, realiza neste ano a tradicional Festa do Divino Pai Eterno pela internet, em decorrência das medidas de isolamento social para prevenção ao coronavírus. Mas apesar de não poder realizar pelo segundo ano consecutivo sua principal festa, o município mostra sua força em outras áreas que vão além do turismo religioso.

A cidade já não é somente um destino nacional para fiéis ou uma cidade-dormitório para trabalhadores de Goiânia, como ocorria há algumas décadas. Atualmente, Trindade se consolida como a terceira maior cidade da região metropolitana, com 130 mil habitantes, atrás apenas da capital (1 milhão e 500 mil habitantes) e de Aparecida de Goiânia (590 mil habitantes), e também se destaca como uma das cidades que mais crescem em Goiás, com aumento populacional de 24,2% entre 2010 e 2020, ante 15,55% de todo o Estado no mesmo período, segundo estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado.

O crescimento econômico de Trindade é visível nas ruas, principalmente na Avenida Manoel Monteiro, a queridinha do comércio local. A avenida, localizada no Centro, é endereço de algumas das principais lojas de eletroeletrônicos, roupas e móveis da cidade, com redes como Casas Bahia, Fujioka, Novo Mundo, Lojas Americanas, O Boticário, Eletrosom e Flávio's Calçados. A Jean Darrot, marca de roupas que surgiu no município na década de 1980 e hoje tem alcance em todo o Estado, também tem presença garantida por lá. Além disso, os moradores contam com diversas opções de serviço, como bancos e restaurantes.


Vista do centro de Trindade, uma das cidades com maior taxa de crescimento em Goiás (Foto: Laczkowski / Divulgação)

Apesar da pandemia ter impactado o resultado econômico nos últimos meses, o aumento populacional da cidade por si só já é motivo para que os empreendedores mantenham a fé no contínuo crescimento e mantenham os investimentos para atender a demanda das novas famílias, principalmente no atendimento à necessidade de moradia. É o caso do grupo empreendedor formado pelas empresas Tropical Urbanismo, Alfa Urbanismo, Am3 Loteamentos, JVF Negócios Imobiliários e Tática Urbanismo, que está implantando o Jardim Alta Vista, loteamento planejado localizado entre as GO-060 e GO-070, em uma área com 466 mil metros quadrados.

Segundo o empresário Antônio Carlos da Costa, o acesso facilitado a Goiânia, por meio da rodovia GO-060, e o custo de vida relativamente menor tornam Trindade um destino bastante atraente para quem quer aproveitar as potencialidades da cidade sem perder a comodidade de estar próximo à capital. O jardim Alta Vita, por exemplo, poderá receber mais de 3.200 mil moradores em seus 800 lotes, com tamanhos a partir de 250 metros quadrados.

Em Goiás, segundo pesquisa realizada pela Brain em 2020 o preço médio do metro quadrado privativo em loteamentos abertos nas cidades da Região Metropolitana tem uma média de R$ 349, praticamente a metade do valor cobrado na capital, de R$ 626.


Loteamento planejado Jardim Alta Vista atrai para Trindade quem quer realizar sonho da casa própria (Foto: Divulgação)




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom