Detran-DF faz operação conjunta para resgatar o respeito à faixa de pedestre


Campanhas educativas perenes, manutenção da sinalização e fiscalização rígida para fortalecer o hábito de dar passagem ao pedestre

Fotos: Marcelo Ramos.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início à Operação “Respeito na faixa”. A operação tem o objetivo de resgatar o respeito ao pedestre na faixa, por meio da integração entre os três pilares da segurança no trânsito: educação, engenharia e fiscalização.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, apesar da crescente redução de mortes de pedestre, principalmente na faixa, ao longo dos anos, o aumento de 32% das autuações, nesse primeiro semestre, por desrespeito à travessia na faixa indica que o condutor brasiliense vem perdendo o sentimento de orgulho do respeito à faixa de pedestre. “Somos referência nacional, e por isso queremos resgatar a cidadania, resgatar o respeito ao pedestre”, completa o diretor-geral.

“Modus operandi”
A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran fez um levantamento das vias mais movimentadas e que possuem faixas de pedestres não semaforizadas. Em cada coordenação regional de trânsito, serão montados cerca de dois ou três pontos diários de fiscalização. A operação “Respeito na faixa” consiste em manter agentes de trânsito nas sinalizações de travessia para coibir o desrespeito.

Enquanto a fiscalização de trânsito estiver de olho naqueles que insistem em desrespeitar as regras de circulação, as equipes de educação estarão em outras faixas, na mesma região administrativa, orientando os pedestres quanto à travessia segura pela faixa, e também conscientizando condutores quanto à importância do respeito aos mais vulneráveis no trânsito.

Além disso, a diretoria de Engenharia atuará na manutenção da sinalização horizontal, seja por meio de revitalização de pintura ou por lavagem das faixas. No mês de junho, o Detran realizou a lavagem de 594 faixas de pedestres. O trabalho de lavagem das faixas iniciou no dia 9 de junho, na faixa em frente à Escola Classe 4, na 2ª Avenida do Núcleo Bandeirante.

As ações conjuntas serão intensificadas no período de volta às aulas no mês de agosto. As faixas próximas a escolas serão priorizadas.

Dados e estatísticas
De janeiro a junho deste ano, 4.466 condutores foram autuados por infringir o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, enquanto no mesmo período de 2020, foram flagrados 3.388 condutores pelo mesmo motivo.

Nos anos de 2016 e 2017, foram registradas cinco mortes de pedestres na faixa, respectivamente. Em 2018 e 2019, dois pedestres morreram atropelados na faixa, em cada um dos anos. Em 2020, ocorreu uma morte na faixa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom