Câmara Municpal de Valparaíso de Goiás realiza Sessão especial em Homenagem aos Quadrileiros Juninos



Em comemoração ao Dia do Quadrilheiro Junino, a Câmara de Valparaíso de Goiás realizou uma homenagem especial aos Quadrilheiros Juninos do município e região



A sessão realizada nesta quinta-feira, 15 de julho, solicitada e presidida pelo vereador Alceu Gomes, prestigiou os verdadeiros artesãos da cultura popular, as pessoas que representam e fomentam essa que é uma das mais belas e genuínas manifestações culturais do nordeste brasileiro, estimulando e introduzindo também as manifestações culturais na memória municipal.

Participaram do evento o senador Izalci Lucas (online), o prefeito Pábio Mossoró, o vereador Jorge Recife, a secretária de Educação Rudilene Nobre, o secretário de Cultura e Esporte Ricardo Viana, quadrilheiros e quadrilheiras.

Representando o movimento cultural, receberam certificados de Honra ao Mérito, título de virtude dado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades,  as quadrilhas juninas Rasga o Fole (Valparaíso de Goiás); Os Banguelas (Valparaíso de Goiás); Se Bobiá a gente pimba (Samambaia); Elite do Cerrado (Valparaíso de Goiás); Sanfona Lascada; Trupica mais não cai (Valparaíso de Goiás); Quadrilha Pau Melado (Samambaia); Coisas da Roça (São Sebastião); Formiga da Roça; União Junina Brasiliense; Confederação das Quadrilhas Juninas de Brasília e Entorno; Liga Independente de Quadrilhas Juninas.

"Quando o Poder Público consegue nos enxergar é sinal que a gente pode continuar a trabalhar e esse trabalhar é cultural, mas, quem conhece o movimento junino, sabe que vai muito além do fazer cultura, é social, a exemplo do que o Tio Pedro fez aqui, e é isso que o movimento junino faz, transforma vidas e oferta oportunidades", destacou Claudeci Martins, presidente e marcador da Si Bobiá a gente Pimba.



Pedro Lacerda, mais conhecido como Tio Pedro, precursor do movimento junino em Valparaíso, falecido em 07 de março vítima da Covid-19, também foi homenageado com moção de pesar, certificado entregue à família.

Em sua fala, o prefeito Pábio Mossoró, reconhecendo a importância dos trabalhos realizados pelo senhor Pedro Lacerda à frente do Instituto Os Banguelas, ressaltou que o Executivo terá, igualmente, a oportunidade de homenageá-lo.  "Nós vamos ter a oportunidade de entregar algum instrumento público que vai levar o nome do Tio Pedro" e completou, "nós temos que ter dentro de nós esse pertencimento de reconhecer e valorizar os talentos da nossa cidade e isso que estamos fazendo aqui esta noite", finalizou.

O senador Izalci Lucas participou do evento por vídeo conferência e deixou sua mensagem aos quadrilheiros. "Quero parabenizar todos os Quadrilheiros Juninos que, com muita dificuldade conseguem manter esse movimento tão especial para nossa cultura. Salve os quadrilheiros juninos", pontuou o senador.

Texto: Juliana Gentila e Fotos: Cleben Lopes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom