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Na área da saúde, o atendimento humanizado já se tornou indispensável para que os tratamentos e as relações entre público e profissional apresentem bons resultados. Desta forma, empatia, confiança, trabalho em equipe e comunicação, são ferramentas necessárias para que a organização consiga prestar com qualidade e eficiência, o acolhimento hospitalar.

Para atingir tais resultados durante o atendimento, o hospital deve incentivar e oferecer a equipe profissional capacitação e conhecimento sobre humanização. O Hospital Regional de Formosa (HRF) faz uma série de eventos destinados aos seus colaboradores para reforçar e intensificar o amparo humanitário.


Periodicamente é realizado encontro em que líderes do corpo hospitalar do HRF se unem em um café da manhã para que ideias sejam discutidas e decisões tomadas em conjunto. A psicóloga e coordenadora do projeto, Sayonara de Cássia, explica que o objetivo dos encontros é oferecer treinamento adequado sobre o atendimento humanizado a partir de palestras, orientações e rodas de conversa.


"Nós queremos incentivar cada vez mais as relações humanas e o acolhimento. Mostrando como o trabalho focado nos mandamentos das relações, como o ato de ouvir, dialogar e elogiar, pode trazer qualidade e excelência no atendimento", conta Sayonara.


Humanização


Segundo o Ministério da Saúde, o processo para ter um atendimento humanizado, deve se iniciar no relacionamento entre os gestores e trabalhadores da área. Segundo o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), criado em 2003, em primeiro lugar é preciso construir uma boa comunicação entre os profissionais, como também valorizar metodologias que envolvam o coletivo.


Com intuito de estabelecer uma relação de confiança entre o paciente e a equipe, as diretrizes do PNHAH, explicam que antes de tudo é necessário dar voz às necessidades e emoções do usuário. Assim, é possível avaliar com ética quais cuidados psicológicos serão necessários para trazer melhora ao quadro clínico.


Com isso, foram criados três aspectos para ter êxito no processo:


  • Capacitação permanente dos profissionais de saúde e a sua participação efetiva nos processos de melhorias das condições de trabalho;
  • Criar condições para que o usuário avalie a qualidade dos serviços que lhe são oferecidos;
  • Empenho da equipe na participação das ações de apoio e acompanhamento das etapas do atendimento;

Seguindo essas recomendações, o Hospital Regional de Formosa, continua evoluindo, a partir da preocupação em oferecer qualificação, visibilidade e na colaboração dos seus funcionários para atingir altos níveis de satisfação. O projeto Humanização que está em curso terá novas datas em breve para conversas com equipes de diversas áreas da unidade hospitalar.


“Nós prezamos pelo atendimento humanizado. Ele é um dos principais fundamentos que já exercemos ao longo do atendimento. Esse estímulo para os profissionais acaba reverberando positivamente no serviço prestado”, relata Vânia Fernandes, diretora do HRF.

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Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)