Goiânia recebe Embaixada de Israel e discute parcerias tecnológicas


A Prefeitura de Goiânia segue firmando parcerias para consolidar a capital como Cidade Inteligente. Na tarde desta quarta-feira (4/8), o prefeito Rogério Cruz recebeu o adido econômico da Embaixada de Israel no Brasil, David Atar. A primeira visita abre as portas para intercâmbio de tecnologias entre Goiás e o estado israelense, especialmente nas áreas da saúde, cultura, educação, agricultura e segurança

Fotos: Jackson Rodrigues.

As tecnologias desenvolvidas por Israel casam com os projetos de inovação prestes a serem aplicados na capital. Entre eles, softwares e câmeras digitais, que complementam os planos de modernização na área de segurança pública em Goiânia, além de iniciativas na agricultura urbana e semi-urbana, possibilitando grande produtividade em espaços pequenos. Ainda, avanços nas áreas de telemedicina e educação.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, salientou a expectativa de que a partir desta primeira visita seja construído um trabalho profícuo que permita o compartilhamento das potencialidades da agricultura e produção em Goiás e a aplicação de inovações tecnológicas advindas de Israel. “Podemos levar a Israel o que temos de melhor no setor produtivo e, mais ainda, unir com a tecnologia desenvolvida no país”, destacou.

A secretária de Relações Institucionais, Valéria Petersen, elencou programas já desenvolvidos em Goiânia alinhados à implementação de soluções inovadoras de gestão, como cooperações e projetos junto ao Codese e tecnologias aplicadas à mobilidade. “Uma cidade igualitária passa pelo fortalecimento de áreas importantes, como Saúde, Cultura e Educação. Por isso, a absorção de tecnologias baratas e inovadoras, como as desenvolvidas por Israel, vai permitir o desenvolvimento de projetos que cheguem ao cidadão, fazendo de Goiânia uma cidade mais justa e igualitária”.

Agradecendo a hospitalidade com que a comitiva foi recebida na capital, David Atar classificou Goiânia como uma cidade que, de fato, apresenta ordem e progresso em sua gestão. “Afirmamos, através dos valores compartilhados, além da mesma forma de observar e aproveitar oportunidades, nosso interesse mútuo em estreitar e formalizar acordos de cooperação na área de tecnologia aplicada em diversos setores públicos”, pontuou.

Rogério Cruz ilustrou a potência tecnológica israelense com projetos de irrigação, que possibilitaram o desenvolvimento de agricultura em locais áridos. “Tive o privilégio de conhecer essas iniciativas de perto e, literalmente, assistir o deserto florescer. E quando falamos que o deserto floresce, percebemos a dimensão da tecnologia que Israel desenvolve”, frisou Cruz, citando projetos similares implantados no nordeste brasileiro.

Ainda, o prefeito reconheceu a importância da parceria com o estado israelense nas inovações projetadas para a capital. “Reafirmo aqui o lançamento do projeto Goiânia, Cidade Inteligente, que é a cidade que nós queremos, uma cidade melhor para os cidadãos que nela vivem. Propostas que vão propiciar maior geração de empregos e condições adequadas de trabalho”, destacou.

O prefeito sinalizou ainda o desejo de instituir projeto de lei para definir Goiânia cidade co-irmã do Estado de Israel, viabilizando o intercâmbio de tecnologias que permitam a consolidação da capital como Cidade Inteligente

Estiveram presentes na solenidade o secretário estadual de Agricultura, Tiago Freitas de Mendonça, representantes do setor produtivo e auxiliares do prefeito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom