Saldo bancário do Pdaf agora é público



Prestação de contas das coordenações regionais de ensino e das escolas públicas de maio a junho está disponível

Na manhã desta terça-feira, 24, uma portaria da Secretaria de Educação tornou público o saldo disponível do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) para coordenações regionais de ensino e escolas públicas.

Criado em 2008, o Pdaf é o programa que facilita a gestão escolar, pois garante dinheiro repassado diretamente às escolas, para despesas de manutenção, reparos e aquisição de material pedagógico.

“Eu sempre digo que a administração pública é formal, processual e publicista. Então a publicação do saldo do Pdaf é mais uma medida na direção de dar transparência aos gastos públicos e a esse programa tão importante para a nossa educação”, diz a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

O saldo tornado público diz respeito aos valores oriundos do Pdaf, tanto do orçamento próprio da Secretaria de Educação quanto de emendas parlamentares referentes aos meses de maio, junho e julho de 2021.

Cartão Pdaf
Neste mês de agosto, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o Cartão Pdaf. Ele será uma plataforma para tornar a execução de serviços nas escolas mais ágil e a prestação de contas mais simples e transparente. As escolas e Coordenações Regionais de Ensino terão acesso a um cartão para administrar os recursos recebidos pelo Pdaf.

O cartão vai permitir que a utilização do Pdaf seja desburocratizada com a possibilidade das unidades contratem diretamente serviços e reparos junto a fornecedores credenciados pelo governo. As escolas vão ter acesso prévio a preços cobrados pelos fornecedores e poderão contratá-los diretamente.

O funcionamento do Cartão ocorrerá por meio da parceria entre as secretarias de Educação e de Economia com o Banco de Brasília (BRB) e Sebrae-DF.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom