Frutas da estação refrescam e contribuem para a saúde nos dias quentes



As altas temperaturas registradas neste mês de setembro alertam para a constante hidratação do corpo para manter a saúde. Todavia, nem todas as pessoas têm o hábito de beber os dois litros mínimos diários de água recomendados por médicos e nutricionistas. Uma maneira de combater o calor e a baixa umidade e manter a hidratação é consumir frutas in natura e sucos com os produtos da estação. Além de economizar na hora das compras, as frutas da época trazem benefícios para a saúde, pois são fontes de vitaminas e nutrientes.



“Nessa estação podemos encontrar facilmente frutas como abacaxi, acerola, caju, laranja, mexerica, tamarindo, tangerina e banana-nanica, frutas ricas em vitamina C, potássio e sais minerais, que contribuem para o aumento da imunidade e têm função antioxidante e anti-inflamatória”, explica a nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira.

 


A profissional separou dicas de frutas da época e seus respectivos benefícios para a saúde, que podem ser consumidas in natura, através de porções diárias ou sucos refrescantes.


Abacaxi

A fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, que contribuem para o aumento da imunidade. O abacaxi também é composto por cerca de 86% de água, o que ajuda na hidratação. A composição da fruta ainda apresenta a bromelina, tipo de enzima que auxilia na digestão, também usada para fins medicinais.

 

Acerola

A fruta possui uma das maiores concentrações de vitamina C e tem poucas calorias. Contém quantidades de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitamina A. A acerola contribui com a saúde do coração e da pele, prevenindo contra o envelhecimento precoce, problemas gastrointestinais e, claro, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico.

 

Caju

Saudável e saboroso, o caju é rico em vitamina C e zinco, benéfico para as defesas do organismo e no surgimento de inflamações. Também é fonte de fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre e cálcio. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e fortalece a saúde dos olhos, pois contém luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a catarata.

 

Laranja

Rica em vitamina C, a laranja possui flavonoides e diversos nutrientes importantes para a saúde. Contém fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, que auxiliam na prevenção contra gripes e resfriados, melhora a função do sistema digestivo e contribui na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro.

 

Outra sugestão da nutricionista é preparar água saborizada, com pedaços de frutas e folhas de hortelã, por exemplo, para refrescar os dias mais quentes.

 

Sugestão de receita de suco refrescante

- Três rodelas de abacaxi;

- 5 folhas de hortelã;

- 10 acerolas;

- 200 ml de água gelada

Bata no liquidificador e adoce a gosto.

 

Onde encontrar - A rede Fort Atacadista possui três lojas no Distrito Federal, onde o consumidor pode aproveitar as ofertas exclusivas e adquirir as frutas da estação para consumir “in natura” ou fazer os sucos naturais em casa. As unidades do Fort ficam nos seguintes endereços:

 

- SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

- TAGUATINGA | DF | SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte

- CEILÂNDIA | DF | CNN 1 S/N | Centro

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom