Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display



404

Página não encontrada

Início

Você já ouviu falar em Terapia Assistida por Animais (TAA)? Trata-se de uma técnica em que um animal é inserido no contexto terapêutico e atua como co-terapeuta. Os resultados são comprovados. Um estudo no Southampton Children’s Hospital, no Reino Unido, mostrou que TAA tem resultados muito positivos em crianças hospitalizadas. Também há pesquisas sobre melhora no desempenho cognitivo de portadores de síndromes, transtornos, idosos, e isso só para começar. A lista é longa e são inúmeras as possibilidades de aplicação do tratamento.

A psicóloga Fabíola Rocha, responsável pela SigClin, de São José dos Pinhais (PR), explica que o uso de animais em terapias exige uma série de cuidados como treinamento do animal e de habilidades do profissional em conduzir o pet durante a sessão. Ela também ressalta que a avaliação individual de cada paciente é primordial para o sucesso nos tratamentos.

A psicóloga conta que a utilização de animais, como cachorros, por exemplo, em psicoterapia pode facilitar o estabelecimento de vínculo entre paciente e psicólogo. “O convívio com um animal de estimação, como o cão, pode reduzir os níveis de ansiedade, estresse e pressão arterial, além de promover a melhora na saúde mental e auxiliar em casos de depressão. Temos muitos casos de sucesso”, comenta a psicóloga.

Os animais terapeutas devem ser castrados, seguir um protocolo rígido de vacinação, desvermifugação, controle de pulgas e carrapatos, realizar acompanhamento com médico veterinário e fazer exames coproparasitológico de sangue periodicamente e manutenção de cuidados higiênicos. O animal deve ser treinado, obedecer comandos básicos e outros que se façam necessários, além de gostar de pessoas, ser equilibrado e dócil.

 

OS TERAPEUTAS SIGMUND E MALALA

Sigmund e Malala são os cães terapeutas da SigClin. Sigmund tem quase dois anos e Malala é uma bebezona de sete meses. 

Carinhosamente conhecido como Sig, o cão é da raça Golden Retriever, atua como cão coterapeuta e auxilia nas demandas da clínica em conjunto exclusivo com a psicóloga Fabíola. Ele é treinado por adestradores experientes desde o primeiro mês de vida, sendo que seu acompanhamento é constante. Sig ama o que faz.

Malala é da raça Bernese. “Ela está conosco desde final de junho e seu nome é em homenagem a Malala Yousafzai, pois queremos que de alguma forma, mesmo que simbólica, nossos cães representem um pouco do que nós acreditamos”, comenta Fabíola, que a chama carinhosamente de Mali.

A história de Malala é divertida, pois em princípio ela chegou para ser mais uma integrante da família, mas os pacientes da SigClin começaram a pedir para conhecê-la, sendo que a Bernese adorou quando começou a frequentar a clínica junto com o Sig.

“Ela é uma cachorrinha super carismática, adora uma foto, é extremamente carinhosa e ama comer. Ela também faz aulas de adestramento semanalmente e tem uma ótima relação com o Sig”, fala orgulhosa a tutora e parceira de trabalho dos dois animais.

TERAPIAS

Existem várias formas de trabalho como cão terapeuta. O Sig faz parte do Programa de Intervenções Assistida por Animais da SigClin, que engloba Terapia Assistida por Animais (TAA) e Atividades Assistidas por Animais (AAA).

O trabalho do animal com a TAA, consiste em auxiliar a psicóloga em sessões de terapia, nas quais ela percebe que a participação do Sig, pode proporcionar benefícios a sessão, como por exemplo, facilitar o estabelecimento de vínculo terapêutico e auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais. Já o trabalho em AAA, por vezes inclui recepcionar os pacientes da clínica. “É super legal e ele adora sentar nas poltronas ao lado dos pacientes”, fala Fabíola. 

SOBRE FABIOLA ROCHA

Como psicóloga clínica utiliza a abordagem terapêutica cognitivo-comportamental. Realiza atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e casais. Atua com grupos terapêuticos, programas de qualidade de vida no trabalho, psicoterapia, avaliações psicológicas, orientação profissional, transição de carreira e terapia assistida por animais.

Formada em Psicologia pela PUC/PR; Especializanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RS; Especializanda em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência pelo CBI of Miami.

Participou de vários cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de Psicologia e Gestão; Sócia Administradora, Responsável Técnica e Palestrante da SIGCliN; Engajada na participação e elaboração de Projetos Sociais, sendo Voluntária da Cruz Vermelha do Paraná e do Mapa do Acolhimento, uma ONG voltada ao atendimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

Apaixonada por animais e idealizadora do SIGmais, programa voltado ao atendimento terapêutico com o auxílio de animais treinados e voluntários.


SERVIÇO
SIGCLIN
Rua Visconde do Rio Branco, 2309
Centro – São José dos Pinhais
Atendimento presencial e on line para todo o Brasil e exterior.
Em breve mais uma unidade em Curitiba. Aguarde !

@sigclin
@sigpeuta
@psicologafabiolarocha
(41) 3403 9990
(41) 9 9824 6541


Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA