Governo realiza 1º Mutirão Iris Rezende

[post_ad]




Estrutura está sendo montada na avenida Mangalô, Setor Morada do Sol. Iniciativa é homenagem ao ex-prefeito e ex-governador que idealizou modelo de atendimento direto ao cidadão. “Essa é a marca de Iris, que gostava de conviver com o povo”, afirma governador Ronaldo Caiado

Estrutura que vai abrigar o primeiro Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás já começou a ser montada na Praça da Feira, localizada na Avenida Mangalô, Região Noroeste de Goiânia. Ação é uma homenagem ao ex-governador e ex-prefeito: “A falta do Iris é significativa”, disse o governador Ronaldo Caiado (Fotos: Hegon Correia)

O Governo de Goiás realizará a primeira edição do Mutirão Iris Rezende nos dias 20 e 21 de novembro. A estrutura já começou a ser montada na Praça da Feira, situada na Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol, região Noroeste de Goiânia.

Os atendimentos contemplam consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial, aulão para estudantes, emissão de documentos, cadastro em programas sociais, corte de cabelo, doação de mudas, oferta de empregos, inscrição em cursos profissionalizantes, entre outros serviços.

Na localidade, serão entregues ainda 3 mil cartões do Programa Mães de Goiás, que concede um auxílio no valor de R$ 250 mensais para mulheres em situação de vulnerabilidade e que tenham filhos menores de seis anos.

A programação começa no sábado, às 8h, e prossegue até 16h. No domingo, o evento será realizado das 8h às 12h. A iniciativa tem como objetivo aproximar a gestão pública da população, ao proporcionar aos moradores acesso direto aos serviços do Estado e de parceiros, em estandes disponibilizados próximos à comunidade.

“Essa é a marca do Iris: gostava de conviver com o povo, se sentia cada vez mais motivado com a presença das pessoas ao seu lado e, indiscutivelmente, foi uma grande escola”, afirmou Caiado ao destacar que o líder político promovia a “política do bem-estar” das pessoas”.

O modelo de atendimento descentralizado, iniciado ainda na década de 1960, é uma das marcas da trajetória política de Iris Rezende, que faleceu no dia 09 de novembro, em decorrência de complicações de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).

A retomada dos Mutirões foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado ainda durante o velório, em deferência ao legado deixado e como uma forma de retribuição pelos serviços prestados a Goiás. “A falta do Iris é significativa”, afirmou ao mencionar que a expectativa era realizar o evento com a presença de seu idealizador.

Serviços e atendimentos

O cidadão que buscar a estrutura do Mutirão terá acesso a consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia, bem como a divulgação de programa de monitoramento do perfil epidemiológico da diabetes. Haverá corte de cabelo gratuito, distribuição de itens como brinquedos, máscaras de proteção facial, escovas de dente infantil, mudas de hortaliças, mudas de árvores. Haverá, ainda, troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, bem como troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, em parceria com a Enel. 

No local, serão expedidas 300 carteiras de identidade e serão realizados registro e emissão de documentos como certidões de nascimento, casamento e de óbito; alteração para nome social; passaporte do idoso, carteira do deficiente e carteira do autista. Além disso, mais de 70 serviços estarão disponíveis por meio de totens do Expresso, plataforma de atendimento digital do Vapt Vupt e também do Atende Mais. Quem comparecer ao local do Mutirão poderá ainda participar de orientações e palestras sobre segurança.

Durante a programação, os moradores podem consultar mais de 2 mil vagas de emprego, realizar inscrições em cursos profissionalizantes e fazer consultoria financeira. Os servidores estaduais terão acesso a serviços como exclusão de dependentes e mudança no plano de saúde; expedição de comprovante de despesas médicas e recadastramento previdenciário. 

A entrega dos cartões do Programa Mães de Goiás será destinada a 3 mil beneficiárias. A remessa destinada à região Noroeste será entregue por ordem alfabética. As mães cujos nomes comecem com as letras A a C terão atendimento no sábado (20), das 8h às 12h. Já as mães com nomes iniciados por D a K serão recebidas das 13h às 18h. E, no domingo (21), será a vez daquelas com nomes iniciados por L a Z, com horário programado de 8h às 12h. O cartão possui saldo de R$ 250 para compra de alimentos e medicamentos.

A programação cultural do Mutirão terá a Banda Sinfônica Jovem, Arte em Circo e Street Dance, Orquestra de Violeiros, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Fica Itinerante - Filme, Polly com Poesia, Gibiteca Jorge Braga. Para o público infanto-juvenil, o Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás promoverá ainda um aulão preparatório dentro do projeto Goiás Bem no Enem, com estudantes da rede estadual; aulas de iniciação esportiva; distribuição de cartilhas de educação ambiental e espaço de leitura. 

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom