Mês da prevenção do câncer de próstata chama atenção para cuidados que homens com deficiência intelectual devem ter



Alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tumores mais comuns entre os homens. Esse é o foco do Novembro Azul, campanha de prevenção da doença maligna que vem acometendo cada vez mais cidadãos no país. Prova da relevância do assunto, é que de acordo com dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente neste ano, mais de 60 mil novos casos devem surgir. Por esse motivo, a prevenção é sempre a melhor saída, principalmente se tratando de pessoas com deficiência intelectual e física, conforme aponta o Dr. Luiz Antônio, médico urologista e parceiro do CENSA Betim, instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual e autismo.

De acordo com o urologista, os protocolos de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata em pessoas com deficiência seguem as diretrizes previstas para o público masculino. "Primeiramente, é preciso ter paciência associada ao respeito, procurando entender o paciente da melhor maneira possível. No CENSA Betim, o trabalho que fazemos é em consonância com a Sociedade Brasileira de Urologia, com exames em homens acima de 40 anos que tem histórico familiar de câncer de próstata e da raça negra. E, no geral, pessoas do sexo masculino com mais de 45 anos de idade", explica o especialista.

Segundo o Dr. Luiz Antônio, os sintomas observados em pessoas com deficiência intelectual, que podem trazer um alerta para responsáveis e cuidadores, estão em questões simples do cotidiano. Por esse motivo, ele lembra dos exames que devem ser feitos sempre. "Geralmente os sintomas observados estão na dificuldade para urinar, retenção urinária, hematúria e frequente infecção urinária. Quanto aos exames, é indicado e necessário fazer o PSAL/PSAT (PSA Livre e PSA Total) e EAS (Exame de urina). É essencial também, se for possível, fazer o ultrassom da pelve com resíduo urinário ou se necessário, biópsia em caso suspeito de câncer de próstata", indica o profissional.

Preconceito
Em relação ao exame de toque, situação ainda vista com certo preconceito por muitos homens no Brasil e no mundo, o urologista que atende os educandos do CENSA Betim lembra que no caso das pessoas com deficiência, a situação não é diferente. Mas ele reforça que todos os exames são realizados normalmente para a prevenção do tumor, já que todos os cidadãos devem se prevenir.  "No caso das pessoas com deficiência, não temos problemas [para a realização dos exames], até porque eles se comportam bem. O que faço questão de reforçar é que todos os homens, acima de 45 anos devem se submeter ao exame preventivo da próstata uma vez ao ano. Fazendo isso, fica mais fácil detectar e resolver quaisquer problemas precocemente", conclui o Dr. Luiz Antônio.

CENSA Betim
Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza. Para dar todo o suporte e orientação necessária para os educados da instituição, o CENSA Betim dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem sempre de segunda à sexta, entre 08h às 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

Mais informações sobre o CENSA Betim - Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 - S/N | Betim – MG

E-mail: contato@censabetim.com.br





Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom