Dez dicas para tirar projetos do papel em 2022

Créditos: Envato


Ano novo é oportunidade para traçar metas e avaliar conquistas, diz psicóloga


Uma lista de metas para cumprir, uma de livros para ler, uma de lugares para conhecer, uma de conflitos a solucionar, uma de amigos para rever e daí por diante. Para muitas pessoas, o fim de ano é uma oportunidade de avaliar a própria evolução e traçar objetivos para os próximos 365 dias que estão para começar. Mas, diante de todos os desafios dos últimos dois anos, como organizar esses objetivos de maneira realista?

Para a doutora em Educação e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, Rafaela de Faria, “o fato de planejar o ano seguinte e almejar conquistas que se gostaria de alcançar já é uma forma de exercitar a esperança em dias melhores, mas a perseverança para enfrentar os momentos difíceis e seguir em frente é o que faz a diferença nas realizações”. Mas atenção: as metas determinadas no início de um ciclo precisam ser realistas, desafiadoras, mas estar ao alcance. Do contrário, essas listas podem gerar ainda mais frustração. Rafaela aponta dez dicas para melhorar a lista de objetivos para 2022.

  1. Revisite seus sonhos: resgate os seus sonhos, entenda o seu passado e o que já conquistou, assim conseguirá ter mais clareza sobre o que deseja no presente e planejar as conquistas do futuro. Algumas vezes, as pessoas só reproduzem as listas, sem atualizar conforme cada momento de sua vida e carreira.
  2. Identifique os obstáculos: tão importante quanto fazer a lista de desejos, é identificar os obstáculos que o impediram de conquistar até aqui o que deseja. Conhecendo o que atrapalha, pode-se pensar em estratégias de resolução para lidar com isso.
  3. Saiba priorizar: tudo bem que um ano tem 12 meses e 365 dias, mas vá com calma na hora de selecionar a quantidade de metas. “Escolher os objetivos mais importantes e significativos é uma boa forma de chegar ao fim do ano com a sensação de missão cumprida”, explica a psicóloga. Embora o pior da pandemia pareça ter passado, 2022 ainda não será um ano completamente dentro do que era considerado normal pré-pandemia. Leve isso em conta na hora de escolher suas batalhas.
  4. Acompanhe sua evolução: visualizar como você está indo no processo de cumprimento das metas é muito importante para continuar motivado. “Para a mente humana, ver que você está sendo capaz de evoluir em um quesito funciona como reforço para não desistir”, afirma Rafaela. Acompanhar o progresso é, então, fundamental. Isso pode ser feito de várias formas, seja anotando em um caderno, seja usando aplicativos especialmente desenvolvidos para esse tipo de monitoramento.
  5. Não queira abraçar o mundo: é claro que, depois de quase dois anos de pandemia e suas consequências, a vontade é de determinar objetivos grandiosos. Mas, como 2022 ainda será um ano de incertezas, procure focar em objetivos mais práticos, com prazos mais curtos e mais simples de serem alcançados.
  6. Foque também em você: a ansiedade, a depressão e o estresse estão ainda mais presentes no cotidiano por conta da pandemia. Afinal, para muitas pessoas, não tem sido fácil manter a mente sã em meio a tanta instabilidade emocional. Por isso, é recomendável selecionar algumas metas que ajudem a cuidar da saúde física e mental. A especialista destaca que retomar a prática de exercícios físicos, comer melhor, dormir em horários adequados, dedicar mais tempo à família e aos seus hobbies são boas formas de fazer isso.
  7. Tenha prazos determinados: agora que você já sabe onde quer chegar, lembre-se de determinar quando quer chegar lá. “Estabelecer prazos para cumprir cada uma das metas é fundamental para que possamos nos movimentar em direção à linha de chegada,” detalha.
  8. Divida as metas em metas menores: alguns objetivos maiores podem parecer inalcançáveis, mas selecionar pontos mais simples dentro deles ajuda. “Escreva todas as etapas necessárias para alcançar aquele objetivo e todos os dias caminhe nessa direção, um dia e um passo de cada vez, em alguns dias não evoluirá, entenda que faz parte e recomece no dia seguinte”, aconselha.
  9. Celebre: não passe o ano todo apenas perseguindo as metas, saiba comemorar quando der cada novo passo em direção a elas. Segundo a psicóloga, a sensação de conquista é fundamental para manter a motivação.
  10. Peça ajuda: lembre-se que muitas vezes as maiores conquistas são compartilhadas com outras pessoas, ou seja: “peça apoio, ajuda, dicas, troque experiências com quem já chegou lá”, finaliza.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom