Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) abre setor exclusivo para tratamento de Covid-19

Já estão funcionando na unidade 10 leitos de UTI e 30 de enfermaria

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, acaba de anunciar a abertura de leitos para tratamento de Covid-19, uma novidade importante para a população da região e de cidades do entorno, devido ao agravamento da doença em todo o pais.  Desde quarta-feira (26/01), passou a funcionar na unidade uma ala exclusiva para pacientes que testarem positivo para a Covid-19.

O espaço conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos e uma Enfermaria com 30 acomodações, todos os espaços são destinados ao tratamento de pacientes com o vírus. “Consideramos que essa é uma importante iniciativa à população, principalmente em meio ao atual momento de aumento nos casos de pessoas com a doença”, destaca o diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, Getro de Oliveira Pádua. 

No espaço, todos os pacientes internados terão assistência multiprofissional. "Esses pacientes demandam atenção. Não é apenas o cuidado médico e a medicação, tem a assistência à alimentação, os cuidados com a higiene, que é feito pela Enfermagem, por exemplo. Além disso, muitas pessoas infectadas necessitam de acompanhamento respiratório e para isso contamos, também, com fisioterapeutas”, explica João Batista da Cunha, diretor assistencial da unidade. 

Mais leitos 

Vale reforçar que, atualmente, diversos Estados em território nacional estão enfrentando superlotação em hospitais. Em muitas unidades de saúde, não há vagas para pacientes, devido à expansão da variante ômicron pelo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse sentido, Cunha reforça que a iniciativa tem como objetivo levar mais assistência aos pacientes, que precisam da estrutura do HCN e atende a orientação do Governo do Estado para melhor atender à população. 

É importante lembrar que em hospitais estaduais por todo o país, sempre que não há vaga em uma unidade, o paciente precisa aguardar a disponibilidade via Complexo Regulador Estadual (CRE). Com o avanço da pandemia, diversas regiões em território nacional estão passando por este cenário.  

Atendimento diferenciado 

Para prestar o melhor atendimento possível aos pacientes, as equipes do HCN também estão sendo reforçadas. "Estamos contratando pessoas e implementando mais medidas de protocolos junto ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Fazemos, ainda, treinamentos de provação, como   posicionamento que melhora a oxigenação do paciente e como se paramentar e desparamentar”, pontua Marcelo Ramos, gerente de Enfermagem da unidade.

Além de todo o atendimento assistencial com equipe multiprofissional, Ramos lembra do suporte que é fornecido às famílias. Segundo ele, os profissionais de Enfermagem são motivados a fazer videochamada com os pacientes, pois é uma ação benéfica tanto para a pessoa internada, que se encontra em isolamento, como para os parentes, que ficam apreensivos para saber notícias de seus familiares.

Assessoria de Comunicação:
Wandy Ribeiro  - Telefone: 11 – 96921-2403 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom