SETUR-DF começa a colher os frutos de seu trabalho em 2021: Brasília recebe mais de 1 milhão de turistas

Brasília atrai milhares de turistas neste verão

Entregas da Setur-DF em 2021 estão estimulando viajantes de todo o país e até do exterior para conhecerem a Capital Federal. Projeções do setor apontam para cerca de um milhão de visitantes até fim de fevereiro

Brasília se tornou uma referência nacional de turismo. A capital brasileira surge como uma das dez melhores cidades para se conhecer neste verão, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, para o site de pacotes turísticos Max Milhas. A plataforma de viagens aéreas publicou um ranking sobre os dez destinos mais comprados para as férias de verão. Mil internautas adquiriram pacotes para o período e responderam às perguntas sobre que local gostariam de visitar. Brasília é a segunda cidade sem praia preferida pelos turistas. O primeiro reflexo disso foi visto no domingo, dia 2 de janeiro, quando milhares de pessoas lotaram espaços turísticos como a Torre de TV e o Zoológico de Brasília. “A cidade está cheia de gente de fora”, informou o motorista de aplicativo José Antônio. “E estou trabalhando muito neste início de ano”, comemorou o profissional que está avaliado com nota 4,97 em satisfação, de um total de 5 pontos.

“Essa preferência reflete as nossas entregas”, avalia a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. Ela explica que a Setur-DF não tem receita para investir em publicidade legal, divulgando Brasília na mídia nacional, como fazem outros estados e municípios. “Nós estamos promovendo Brasília por meio de projetos realizados e que oferecem experiências verdadeiras”, afirma Vanessa Mendonça. Para ela, as ações desenvolvidas junto a municípios e estados, com programas de intercâmbio e termos de cooperação técnica, como o do Turismo Cívico Pedagógico, que traz estudantes de fora para aulas de história do Brasil nos monumentos públicos da capital, fazem com que o olhar se volte para Brasília, “por meio de experiências construídas e que estão sendo entregues, e oferecidas a quem nos visita”, complementa a secretária. “Nós estamos sempre de asas abertas para todos”, completa a secretária.

De acordo com a pesquisa do Instituto Opinion Box, quando indagados sobre os destinos dos sonhos, os participantes elegeram as praias do Nordeste e outras regiões de natureza. Por essa escolha, os destinos de montanhas e natureza ganharam mais espaço entre os roteiros dos turistas que buscam novas experiências e segurança sanitária.

Cidade segura

Neste sentido, o avanço da vacinação contra a Covid-19, com 83% da população do DF totalmente imunizada, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, está abrindo caminho para a retomada do turismo e ampliando as buscas por viagens durante as férias de janeiro e fevereiro. “Turismo é segurança e Brasília dá exemplo nacional neste quesito”, justifica a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que em parceria com o secretário Manoel Pafiadache, instalou um posto de testagem gratuita de Covid-19 no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), dentro do desembarque, no Aeroporto JK.

Para a secretária de Turismo, a segurança é um dos atrativos que favorecem o posicionamento da cidade na pesquisa. “Sem segurança não se consegue fazer turismo e nossa capital é muito segura. Brasília atrai pela arquitetura monumental de Oscar Niemeyer, mas o visitante se surpreende ao chegar aqui quando descobre o Lago Paranoá, os parques naturais, o Cerrado, a gastronomia, o turismo de aventura e, agora, entre outros atrativos, o enoturismo. Somos um lugar diferente de tudo que já se viu”, destaca Vanessa Mendonça.

Conquistas

Brasília, que já era a primeira cidade moderna tombada como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco e Cidade Criativa do Design, pela mesma instituição, tem, nos últimos três anos, alcançado outros destaques nacionais e internacionais. Recentemente, a rede CNN publicou reportagem em todo o mundo mostrando a Rota Brasília Capital do Rock como uma das três mais completas, ao lado de Londres e Nova York.

Nossa capital também aparece como oitava cidade mais fotografada por turistas no mundo, superando Paris e Barcelona na lista dos dez lugares mais instagramáveis do planeta. O ranking, divulgado pela empresa britânica Design Bundles, posiciona a capital brasileira com mais de 13 milhões de posts. A aferição é referente aos patrimônios mundiais culturais classificados pela Unesco. Brasília desbancou cidades como a Cidade Luz e a Cidade das Ramblas, além de Bali, na Indonésia. No Brasil, apenas o Rio de Janeiro figura na frente da capital federal, como segundo lugar.

“Somos o maior museu a céu aberto do mundo com obras de Oscar Niemeyer”. Temos um dos maiores lagos urbanos artificiais do mundo, somos o centro urbano mais arborizado e com a maior metragem quadrada de área verde do planeta; Brasília é única, observa a secretária de Turismo.

Mais turistas, mais empregos

A expectativa do Consórcio Inframérica, que administra o Aeroporto JK, é alta. Em dezembro, o primeiro mês do verão, o fluxo operacional foi de 85% da capacidade pré-pandemia. Isso significa um acréscimo de 42 voos extras diários para atender a demanda. Agora, espera-se um fluxo de 1,3 milhão de passageiros até o final das férias, em fevereiro. Em comparação com o ano de 2020, a circulação de pessoas na cidade chega a 30% mais.

O presidente do Sindicato de Bares Hotéis, Restaurantes e Similares (Sindhobar), Jael Silva, prevê um crescimento de 10% no movimento, incluindo o período das  festas de fim de ano. “A expectativa é de um faturamento maior do que no ano passado e de 10% em relação a novembro”, prospectou o empresário. Ele também prevê um reinício de contratações de funcionários para o setor.

Para o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal (Sechosc), a retomada está lenta, mas já é possível vislumbrar uma melhora, como mostra a pesquisa da Max Milhas. Segundo o presidente do Sechosc, Orlando Cândido Gomes, a previsão de crescimento de contratações é de cerca de 5% maior na comparação com 2020.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF) projeta uma retomada de 90% do setor para o período de verão no DF. Segundo o presidente da entidade, João Alberto Ribeiro Pinheiro, com o avanço da vacinação e o aumento do fluxo turístico na cidade, “a contratação de novos empregados está aquecida, porque o movimento já aumentou para o final de ano no DF”, observa o empresário que atua no segmento de alimentação.

Tendência

“Brasília não tem praia, não tem montanhas, não tem neve, mas é um destino surpreendente, tão surpreendente que figura entre as três capitais preferidas pelos brasileiros para se viajar, de acordo com pesquisa do Google”, lembra a secretária de Turismo. Na pesquisa da Max Milhas superamos destinos fortíssimos de praia, como Natal e Maceió. Sem praia, somos a segunda cidade apontada como destino”, diz Vanessa Mendonça.

A Pesquisa da Max Milhas revela uma nova tendência: cinco em cada dez viajantes consultados tinham a intenção de viajar para locais mais isolados por causa da preocupação com a Covid-19. É nesse contexto que as praias do Nordeste ganham ainda mais destaque entre os turistas que estão retomando suas viagens a lazer.

LEGENDA: Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça: “Essa classificação é resultado de nossas entregas”. Foto: Cláudio Berger/Setur-DF

Brasília é distante do litoral e as praias mais próximas estão no Rio de Janeiro, a 1.118 km daqui. Porto Alegre, que figura em primeiro lugar entre as cidades sem praia (a outra é Belo Horizonte) está a 125 km da Praia de Tramandaí, bastante procurada por moradores da região metropolitana da capital gaúcha. Segundo a plataforma Max Milhas, entre os dez destinos mais comprados para a alta temporada de verão no país, cinco são do Nordeste.

TOP 10 DOS DESTINOS PREFERIDOS PARA VERÃO:
1º – São Paulo (SP)         
2º – Rio de Janeiro (RJ)
3º – Recife (PE)
4º – Salvador (BA)
5º – Fortaleza (CE)
6º – Porto Alegre (RS)
7º – Brasília (DF)
8º – Maceió (AL)
9º – Natal (RN)
10º – Belo Horizonte (MG)

FONTE: SETUR-DF | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

 

ANDERSON MIRANDA

Administrador, Jornalista, Gestor Imobiliário. Especialista em Avaliação Imobiliária. Perito Avaliador do TJDFT. Editor-Chefe Grupo M4. Diretor-Proprietário da M4 Adm. Imobiliária Comunicação e Marketing Ltda. Jornalista e Fotógrafo - DRT 12.802/DF. Sites: https://grupom4.com.br, https://tribunadobrasil.com.br e https://andersonmiranda.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom