Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display



404

Página não encontrada

Início

Trabalho de servidores do GDF leva a capital federal à categoria de finalistas de um treinamento no âmbito do Mercosul

O trabalho dos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) sobre o Portal do Território Resiliente tornou Brasília uma das três cidades finalistas da Escola de Resiliência de Mercocidades, treinamento que tem como objetivo compartilhar internacionalmente aprendizados sobre os desafios da gestão pública. Os outros dois trabalhos escolhidos são de Santa Fé (Argentina) e Quilicura (Chile).

A Escola de Resiliência é um espaço de treinamento que faz parte do Programa de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades. A atividade faz parte da Rede Global de Cidades Resilientes, formada por 17 cidades da América Latina e Caribe para construir uma cidadania participativa e sem fronteiras.


Os servidores da Seduh Yamila, Aline e Bruno fazem parte da equipe que elaborou o trabalho selecionado | Foto: Divulgação/Seduh

Por apresentar um dos trabalhos classificados como finalistas, a Seduh terá a oportunidade de participar de visitas técnicas para trocar experiências com representantes de unidades integrantes da Rede Global de Cidades Resilientes. Para esse intercâmbio, serão cofinanciadas as despesas de transferência e acomodação.

Elaboração conjunta

Encaminhado pela servidora da Seduh Aline Oliveira, da Diretoria de Planejamento e Sustentabilidade Urbana (Diplan), o trabalho sobre o portal foi elaborado em conjunto com Bruno Oliveira, da Diretoria de Geoinformações Urbanas e Territoriais (Digeo); Yamila Oliveira, da Diretoria de Diretrizes Urbanísticas (Dirur), e Edna Aires, da Coordenação de Planejamento e Sustentabilidade Urbana (Coplan).

Agora, com a possibilidade de intercâmbio, a expectativa de Aline é adquirir mais conhecimento a partir de estratégias que já foram implantadas em outras cidades, para dar continuidade aos estudos que estão sendo realizados na Seduh.

"A seleção do Portal do Território Resiliente como um dos finalistas, depois de passar pelo crivo de especialistas da área, demonstra que o desenvolvimento da aplicação foi assertivo e que estamos no caminho para o desenvolvimento da resiliência no território distrital", afirma a servidora.

O portal é uma ferramenta elaborada para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot). Ajuda a mapear ameaças socioambientais, econômicas e institucionais, com o auxílio da população.

Mercocidades
Criada em 1995, a Mercocidades é uma rede de municípios de países que participam do Mercado Comum do Sul (Mercosul) como membros ou associados. A meta é potenciar a identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na América do Sul. Atualmente, a rede é formada por 364 cidades de dez países do continente sul-americano.

No âmbito da XXVI Cúpula de Mercocidades, a terceira edição da Escola de Resiliência de Mercocidades foi realizada em novembro do ano passado, de forma virtual e presencial, com a participação de 23 representantes de governos da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Uruguai e Venezuela.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br
Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA