Nutricionista explica a importância dos grãos para a saúde



As leguminosas são excelentes alternativas para quem busca mais qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável. Além de saborosas, são ricas em nutrientes, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Aliadas da saúde, principalmente no combate à fome, esses alimentos ganharam uma data especial no calendário: 10 de fevereiro, Dia Mundial das Leguminosas. Para reforçar a importância dos grãos, a nutricionista do Fort Atacadista de Chapecó, destaca os benefícios do feijão, da ervilha, do grão-de-bico, da lentilha e da soja.


O feijão compõe pratos tradicionais na gastronomia brasileira e também é um dos alimentos mais consumidos no País. “Ajuda na perda de peso, reduz o colesterol, melhora a saúde do coração e previne o diabetes. Porém, a principal vantagem do consumo é o combate à anemia. Ele é um dos alimentos com maior concentração de ferro, possui cerca de cinco miligramas do nutriente a cada porção de 100 gramas. Uma dica para melhorar a absorção do ferro é acrescentar nas refeições alimentos ricos em vitamina C. Nesse caso, a laranja é uma ótima opção”, destaca a nutricionista.


Feijão é ideal para o combate da anemia 


A ervilha é rica em fibras, zinco, antioxidantes e possui vitaminas A, C, E e K. Extremamente nutritiva, retarda o envelhecimento das células, favorece a cicatrização da pele, fortalece as unhas, o cabelo e o sistema imunológico, melhora a saúde dos olhos e reduz o estresse. “O alimento é uma excelente alternativa para vegetarianos e veganos porque contém todos os nutrientes necessários para o corpo e pode ser acrescentado facilmente nas refeições, como no preparo do arroz ou em pratos variados: sopa, torta, creme, purê, hambúrguer e salada”, afirma Letícia. Os pulses (sementes secas de leguminosas) possuem muitos benefícios em comum, mas de acordo com a nutricionista variar o consumo dos grãos e aproveitar as vantagens especiais de cada alimento é indispensável. “Temos uma variedade de leguminosas. Então, não tenha receio de proporcionar experiências gastronômicas diferentes e super nutritivas para você e sua família. Outra aposta é o grão-de-bico. Ele é rico em triptofano, que é responsável pela produção de hormônios que aumentam o bem-estar e combatem a depressão, equilibrando a saúde emocional e psicológica”.



Além de promover mais qualidade de vida, o grão-de-bico previne a osteoporose, mantendo os ossos saudáveis, melhora a saúde dos dentes, regula o açúcar no sangue e ajuda no controle da glicemia, aumenta os movimentos intestinais e combate a prisão de ventre, reduzindo desconfortos.

Letícia destaca que a lentilha também é um aliado para as mulheres. “O alimento possui substâncias lignanas, com características semelhantes ao estrogênio, que é o hormônio responsável por regular o funcionamento do metabolismo e contribui para o desenvolvimento do corpo feminino. Essa similaridade diminui a tensão pré-menstrual, evitando o estresse e o cansaço e revitalizando as energias. Outra vantagem é que a lentilha ajuda a desintoxicar o corpo”.


A soja também ameniza os sintomas da TPM e, devido à concentração de vitaminas do complexo B, ajuda a prevenir problemas na gestação. “O alimento é rico em proteína vegetal e essencial para o bom funcionamento do organismo. Pode ser preparado cozido (a tradicional ‘carne de soja’) ou adicionado em outras refeições, como arroz, strogonoff, hambúrguer ou no saboroso tofu. Por isso, uma boa dica é planejar um cardápio de grãos para a semana, pois garantirá uma alimentação protéica, nutritiva e sem dúvidas mais saudável”, recomenda a nutricionista. 


Onde encontrar – Legumes, verduras, frutas, castanhas e grãos podem ser encontrados nas unidades do Fort Atacadista. Em Brasília, as lojas ficam em Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente.



(Fotos: Wenderson/AraujoTrilux)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem