Ceará: Festa Anual das Árvores 2022 será lançada com plantio de 600 árvores em área incendiada do Parque do Cocó

O governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), promove a Festa Anual das Árvores 2022, no período de 20 a 27 de março de 2022. O lançamento ocorrerá no Parque Estadual do Cocó, no Polo de Lazer da Aerolândia, próximo à sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), a partir das 9h, com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do titular da SEMA, Artur Bruno, e diversas autoridades do setor público e privado. "Será um ato de amor ao Parque do Cocó, que perdeu recentemente 300 árvores num incêndio de grandes proporções. Vamos iniciar o plantio de 600 mudas, o dobro, e recuperar a área desmatada", explica Bruno



Este ano, a SEMA tem um objetivo ousado: chegar a 70 mil árvores nativas plantadas a partir da semana da FAA, chegando a 100 mil até o final de 2022. Para isso, está se formando uma grande rede de apoio envolvendo a participação simultânea de 151municípios e 20 Unidades de Conservação estaduais, além de cerca de 300 escolas estaduais, ONGs, instituições públicas e empresas privadas. Os quase 10 mil integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) terão participação direta nos plantios. O SESC estará presente na abertura, proporcionando atividades de educação ambiental e preservação dos recursos naturais, dentre elas a exposição de frutos e sementes e de adubos orgânicos e minerais, além da apresentação (percussão) de crianças e adolescentes que integram o projeto Brigada da Natureza.

"A finalidade é educar e difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta e para o bem-estar dos cidadãos", explica Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da SEMA. A FAA2022 terá como tema "ÁRVORES NATIVAS DO CEARÁ: PLANTE ESTA IDEIA", prestigiandoa Lei Estadual nº 16.002/2016 (Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas).

 

APP vai georreferenciar o plantio

Este ano, a FAA tem uma novidade. Para facilitar e dar publicidade ao processo de plantio, cada árvore semeada será registrada e acompanhada virtualmente por um aplicativo. Em todos os locais, os participantes serão orientados a bater fotos com o celular e registrar a ação por meio de um APP.

Artur Bruno explica que os parceiros podem colaborar de diversas formas: 1. Organizando ações de plantio nos locais de trabalho; 2. Fornecendo mudas para distribuição nas diversas ações de plantio; 3. Ajudando no transporte de mudas dos locais de produção ou armazenamento para os locais de plantio.

A SEMA apoia os participantes com material promocional (camisas e bonés e folders educativos), divulgação nas mídias e apoio com técnicos para palestras. As empresas e instituições participantes também terão contabilizada pontuação para concorrer ao Selo Empresa Sustentável, concedido pela SEMA.

No Sul do Brasil, a FAA é feita geralmente em setembro, na primavera. No Norte e Nordeste, o Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom