Dicas para deixar banheiro compacto ainda mais funcional e charmoso

Ideias criativas e acessíveis, como utilização de acessórios e instalação de armários e prateleiras, podem transformar um banheiro pequeno

Quem está decorando o interior de uma casa atenta-se aos detalhes de cada ambiente, dentre eles, o banheiro. Portanto, assim como os quartos, salas e cozinhas, esse local tão indispensável não pode ficar de fora das tendências. No entanto, nem todo mundo dispõe de um grande banheiro com lindas banheiras e espaços para dois chuveiros. Então, quando falamos de banheiros compactos e lavabos, existe uma restrição de espaço e, por isso, precisam de ainda mais criatividade. Pensando em reunir funcionalidade com uma estética moderna, Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, listou alguns itens fáceis e acessíveis para quem quer deixar o banheiro mais bonito.

Aproveitamento do espaço

Em primeiro lugar, segundo ela, é preciso observar a disposição do banheiro e as peças existentes, como o tipo de lavatório ou bancada com cuba, tipo de box, bacia sanitária e acessórios. “Para melhor aproveitamento do espaço o ideal é substituir o lavatório convencional por bancada e cuba, que podem ser em granito, porcelanato, pedras sintéticas, madeira, entre outros materiais e diversos modelos de cuba. Dessa forma, com a bancada, pode-se utilizar melhor o espaço abaixo dela para armário com gaveteiro, portas ou prateleiras com caixas ou, ainda, cestos para armazenar produtos de higiene e uso pessoal”, detalha.

Já em banheiros lineares, com bancada, bacia sanitária e box dispostos em sequência (numa mesma parede), pode-se  fazer uso de todo o espaço superior da bancada, bem como o trecho de parede acima da bacia sanitária. “Este espaço é uma área esquecida, mas que, com criatividade, há possibilidade de instalar prateleiras ou armários para itens de higiene, beleza e até mesmo decoração.” Se a grana está curta e não há possibilidades de substituir os lavatórios, a opção é utilizar apenas o espaço superior com espelho amplo, armário ou, até mesmo, prateleiras para acomodar os produtos.

No caso de banheiros compactos, Cristina sugere, ainda, a utilização de portas de correr nos armários, pois permitem serem manuseadas com leveza mesmo em grandes dimensões. “Melhor ainda se forem portas de espelho e iluminação embutida no móvel, deixando o ambiente mais charmoso e utilitário.” No caso de prateleiras sem portas, para quem não abre mão da estética e organização, uma dica é adquirir frascos com o mesmo padrão de material e cores, colocar rótulos personalizados e armazenar produtos de uso constante, como sabonetes líquidos, shampoo, condicionadores etc. “Caixas e cestos também tornam mais fácil a organização e limpeza do local, além de visualmente mais agradável.”

Ainda sobre os lavatórios convencionais, com coluna de louça, a arquiteta diz que há possibilidade de se ganhar um espaço de armário com marcenaria planejada ou mesmo utilizar armário pronto, com recortes próprios para esse uso, que encaixam na peça de louça. “Essa alternativa deixa o ambiente muito charmoso e está disponível em diversas lojas e sites especializados. É uma ótima alternativa para quem mora de aluguel ou não pretende investir em reformas mais complexas”, acrescenta.

Banheiro para mais de uma pessoa

As caixas organizadoras, cestos, bandejas e acessórios são úteis tanto para deixar os banheiros mais charmosos quanto para sua organização, podendo ser utilizados como forma de distinção entre os usuários de determinados objetos e, até mesmo, a separação de itens por tipo de utilização. Em um banheiro utilizado pelo casal, por exemplo, existem produtos de uso particular e os que podem ser compartilhados por ambos. “Nesses recipientes, o morador pode colocar itens pessoais em locais não visíveis, dentro dos armários fechados ou, ainda, em caixas com tampas e gavetas. Já os itens mais neutros (como sabonete líquido, aromatizadores, objetos de decoração) podem ficar expostos sobre a bancada ou em prateleiras mais à mostra”, pontua a arquiteta.

Além dos moradores, banheiros sociais, muitas vezes, também são utilizados por visitas, então, é importante mantê-los sempre bem organizados e com objetos mais neutros para uso comum, como sabonete líquido nas bancadas, além de toalhas de mão separadas das toalhas de uso pessoal, sachês ou aromatizadores bem perfumados e, sempre que possível, manter fora da vista os objetos e itens pessoais. “Em casos em que há apenas um banheiro na casa ou em que banheiro social é também local de banho dos moradores, uma boa opção é instalar película espelhada no box para disfarçar um pouco a área do chuveiro e ampliar visualmente o espaço do banheiro com o espelho.”

Película espelhada em vidro do box proporciona ilusão ótica de maior espaço e mais privacidade em banheiros privativos que também são banheiros sociais
Crédito: R.R. Rufino/ Divulgação

Banheiro para crianças

Se o banheiro for utilizado exclusivamente por crianças, uma sugestão para tornar o ambiente mais lúdico é deixar toalheiros em locais mais baixos, usar objetos coloridos e, de preferência, de material que não quebre facilmente caso venham a cair no chão. Dentre os objetos estão suportes para escova e creme dental, saboneteira, frasco para shampoo e recipientes diversos para algodão, pentes etc. “Uma dica muito importante é a de guardar qualquer tipo de medicamento, recipiente de vidro ou lâminas fora do alcance em prateleiras altas e, se possível, em armários fechados com travas, para evitar acidentes. No mais, vale a pena decorar o ambiente com toalhas e tapetes bem coloridos, quadros, brinquedos de borracha, entre outros objetos que possam entreter os pequenos.”

Plantas naturais

As plantas naturais dão um toque especial aos banheiros, trazendo mais cor, perfume e frescor ao ambiente. “Nesse caso, são indicadas espécies que se desenvolvem bem em áreas internas, sem incidência de sol direto, mas com boa iluminação e ventilação, como as suculentas, dinheiro em penca, jiboia, entre outras”, sugere. As plantas naturais desidratadas, ainda de acordo com a arquiteta, são ótimas opções para quem quer manter a aparência mais natural sem se preocupar com os cuidados, regas e limpeza do local. “Nesta opção, podem ser adicionadas essências de qualquer aroma, o que deixa o ambiente perfumado e sem o cheiro forte de produtos de limpeza”, atenta.

Revestimentos e materiais

Existe uma diversidade grande de materiais para revestimentos, bancadas, armários, além de muitos modelos de louças e acessórios. Portanto, segundo Cristina, não é possível indicar uma única tendência, pois tanto o clássico dourado quanto o moderno metal preto são boas escolhas, desde que empregados corretamente. “Alguns materiais não são indicados em banheiros com chuveiro, por exemplo, como papel de parede ou revestimentos de madeira natural, pois o vapor em excesso gerado durante o banho danifica esses materiais. Prefira utilizá-los em lavabos ou em banheiros de uso mais esporádico e com boa ventilação, para não acumular umidade, mofo, entre outros danos.”

Espelhos e uma boa iluminação são essenciais em um banheiro, então, o ideal é aliar função à estética. “É possível brincar com diferentes formatos de espelhos, molduras trabalhadas ou coloridas. No quesito iluminação, que também possui um grande apelo estético, a sugestão é inovar no teto, embutir no mobiliário ou em arandelas e pendentes com design arrojado.” O mesmo também pode ser feito nas bancadas e cubas , unindo praticidade à estética, com materiais nobres como as pedras naturais esculpidas, cubas com design diferenciado e uma infinidade de revestimentos para as paredes. “Desde pintura com tintas laváveis e antimofo (próprias para áreas úmidas) até revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas de diversos formatos, materiais e cores”, finaliza.

 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de doze anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5,5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: https://www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.




[post_ad]

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom