Presidente do senado, Rodrigo Pacheco, participa de seminário sobre inclusão de jovens no mundo do trabalho

Evento vai discutir a importância do Programa de Aprendizagem para as novas gerações e os benefícios gerados aos estudantes e à sociedade
Créditos: divulgação



Realizado em Curitiba pelo CIEE/PR, evento destaca importância do Programa de Aprendizagem, e terá também como convidados o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do TRT Paraná, e a ex-conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes

Criado a partir da Lei nº 10.097/2000, o Programa de Aprendizagem tem garantido o direito à profissionalização de jovens e a inclusão no mundo do trabalho, especialmente dos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Somente no Paraná, o Programa desenvolvido há 15 anos pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) já beneficiou mais de 25 mil adolescentes e jovens em todo o estado. 

A importância do Programa de Aprendizagem para as novas gerações e os benefícios gerados aos estudantes e à sociedade estarão em pauta durante o “Seminário Educação e Inclusão dos Jovens no Mundo do Trabalho”, que será realizado no dia 18 de março, no Espaço de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR, em Curitiba, e com transmissão on-line pelo YouTube.

O evento realizado pelo CIEE/PR terá como convidados o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, e a ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.

Segundo o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, as discussões sobre o Programa de Aprendizagem ocorrem em várias regiões do país com objetivo de fortalecer esse importante instrumento de cidadania. “A Lei da Aprendizagem e o programa desenvolvido pelo CIEE/PR ajudam a preservar os direitos de adolescentes e jovens fomentando a geração de renda por meio de capacitação e inserção no mundo do trabalho. Por isso é fundamental trazermos lideranças e autoridades da área para refletirmos sobre a importância de solidificarmos cada vez mais essa iniciativa transformadora para tantos jovens”, comenta. 

Em 2021, mais de 6,1 mil jovens aprendizes foram contratados por empresas do Paraná, segundo levantamento do CIEE/PR.

 

Sobre o CIEE/PR

Há mais de 54 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui vários registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom