Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display



404

Página não encontrada

Início

Doença ainda mata cerca de 4,6 mil pessoas no Brasil 


Criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Combate à Tuberculose homenageia os 100 anos do descobrimento do bacilo causador da doença (Mycobacterium tuberculosis), em 24 de março de 1882. Estimativas da Organização Mundial da Saúde mostram que o Brasil ocupa o 17° lugar entre os 23 países responsáveis por 82% dos casos de tuberculose no mundo. 

Só em 2020, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o país registrou 66.819 novos casos da doença, com um coeficiente de incidência de 31,6 casos por 100 mil habitantes. O dado é preocupante, pois mesmo se tratando de uma doença que pode ser prevenida, tratada e curada, ainda mata cerca de 4,5 mil pessoas todo ano no país. 

Para conscientizar os telespectadores, a live do projeto Amor Cantado – Acolhimento Musical desta quarta-feira, 23, exibido simultaneamente para os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Luziânia (HEL), Formosa (HEF) e São Luís de Montes Belos (HESLMB) foi dedicado ao tema. Para Hercílio Ramos, engenheiro e cantor e apresentador voluntário do programa, é possível fazer com que exista uma diminuição no número de casos, mas para isso é necessário expandir o acesso à informação e conscientização de toda a população. “Esse é o nosso papel. Apresentamos semanalmente a live para que as pessoas conheçam um pouco mais questões importantes sobre saúde pública”, afirma. 

Em casos de suspeita da doença, a pessoa deve buscar auxílio médico imediatamente, pois a doença é altamente infecciosa. Os principais sintomas são febre pela manhã, tosse persistente, perda de peso e sudorese noturna (transpiração significativa durante o sono). O tratamento medicamentoso é gratuito e ofertado pelo Sistema Único de Saúde.

A vacina contra doença também é distribuída gratuitamente pelo SUS. A recomendação do Ministério da Saúde é que o imunizante seja administrado em recém-nascidos, podendo ser ofertada para crianças de até quatro anos de idade – que não foi vacinada anteriormente.  

"A tuberculose ainda afeta muitos brasileiros e, infelizmente, não possui uma forte adesão aos tratamentos preventivos, o que acaba enfatizando mais ainda a doença. Por isso dedicamos o Amor Cantado desta semana para conscientizar a população. Amanhã, 24 de março, também distribuiremos material informativo digital para todos os profissionais dos hospitais geridos pelo IMED", finaliza o diretor do Instituto, Getro de Oliveira Pádua.

Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA