Hospital Estadual Centro-Norte Goiano oferece nova cirurgia odontológica à população

Pacientes com traumas e fraturas na face podem realizar o procedimento na unidade

O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, passou a oferecer uma nova possibilidade de assistência cirúrgica à população goiana. Neste mês, a unidade começou a contar com a realização de cirurgia de traumatologia do complexo bucomaxilofacial, segmento odontológico que atende a casos de alta complexidade, ocasionados por acidentes e outras indicações patológicas para reconstrução facial.


A intervenção foi indicada a dois pacientes que sofreram acidentes com traumas e fraturas na região da face. Uma das pessoas foi uma mulher de 35 anos. “Ela sofreu uma queda da própria altura e bateu com o rosto no vaso sanitário. Devido ao trauma, ficou com dificuldades respiratórias e rinoescoliose, pois o nariz ficou bastante torto. Então, realizamos a cirurgia e deixamos o órgão da paciente o mais próximo do normal, fizemos tamponamento nasal, que foi removido após 48h. Atualmente, ela encontra-se bem”, explica o cirurgião-dentista do HCN, Leandro Costa.


Já o outro paciente foi um homem de 60 anos, regulado para o procedimento devido a um acidente motociclístico. Nos dois casos, a recuperação foi rápida e ambos tiveram alta. Nesse sentido, o especialista em cirurgia bucomaxilofacial pontua que o pós-operatório costuma ser tranquilo. “Em poucos dias de acompanhamento, o paciente já consegue ter alta e se alimentar em casa com as devidas orientações”, ressalta Costa.


Equipe capacitada

Vale reforçar que os profissionais odontólogos que realizam a cirurgia bucomaxilofacial possuem uma extensa especialização. Fato que mostra o quanto o HCN tem investido na sua equipe multiprofissional, altamente capacitada, composta por dentistas, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros colaboradores de áreas diversas.


“Essa é uma especialidade odontológica que exige grande especialização para o profissional já formado em Odontologia, são cerca de três anos de aperfeiçoamento a mais em vivência hospitalar. O procedimento abrange a região acima do osso hioide (que fica na parte anterior do pescoço) e abaixo da linha do glabelar (local entre as sobrancelhas)”, destaca Costa.


Fluxo de atendimento

Com a realização do novo procedimento no HCN, a população do Centro-Norte Goiano fica ainda mais assistida. “Antes, o paciente que tinha fratura ou trauma na face teria que ser direcionado para outra unidade em uma cidade distante. Então, essa implementação no complexo melhora toda a logística hospitalar da região, além de ser um grande benefício para a assistência à saúde dos munícipes de Uruaçu e cidades do entorno”, reforça o cirurgião-dentista.


A opinião vem ao encontro da direção do hospital: “Sem dúvida, estamos conseguindo atender à estratégia do Estado de Goiás de inverter o fluxo de atendimento e regionalizar a saúde”, completa Getro de Oliveira Pádua, diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o HCN.

Participe também: clique aqui e entre no grupo de WhatsApp de notícias de saúde em Uruaçu


Assessoria de Comunicação:

Wandy Ribeiro

E-mail: wandyribeiro@ecco.inf.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom