Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início


Considerada uma das maiores feiras do setor agro da América Latina, evento voltou a ser realizado de forma presencial após dois anos paralisado em razão da pandemia da Covid-19


Fotos: Ruber Couto

Representante do setor produtivo e da região Sudoeste no Parlamento goiano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), participou nesta segunda-feira, 04, da abertura oficial da 19ª edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O município, que recebe até a próxima sexta-feira, 08, um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil, também passou a ser simbolicamente a capital do Estado, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação estava suspensa há dois anos em função da pandemia de Covid-19 e retorna com a expectativa de recorde de público, superior a 100 mil pessoas.

Ao lado do governador Ronaldo Caiado; do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; do vice, Dannillo Pereira e de várias autoridades, o presidente da Alego destacou, em seu discurso, a força do agronegócio brasileiro, sobretudo, da região Sudoeste do estado. Segundo ele, Goiás caminha a passos largos para ocupar o primeiro lugar na produção mundial de grãos. "Hoje nós estamos disputando o segundo lugar na produção de grãos no mundo, estamos passando de R$ 30 milhões de toneladas por ano e isso é porque temos um estado de produtores fortes, corajosos, além de terras férteis e um clima favorável. Sem dúvidas, temos muito a crescer ainda", ressaltou Lissauer Vieira.

O parlamentar apontou ainda as principais dificuldades enfrentadas pelo setor agro, principalmente, no que tange à oferta de crédito rural e as taxas de juros praticadas no mercado. "Hoje é um momento de grande alegria por estarmos retomando esse grande evento após dois anos, mas também é momento de falarmos sobre algumas preocupações que o setor agro vem enfrentando. A oferta de crédito e as taxas de juros oferecidas aos nossos produtores precisam ser revistas. É humanamente impossível para o produtor pagar taxas de juros tão altas e conseguir rentabilidade. Essa questão precisa ser colocada à mesa", salientou.

Também presente na cerimônia de abertura, o deputado estadual Chico KGL evidenciou a importância da feira para Rio Verde e para todo o Sudoeste goiano. "Nós estamos felizes e com boas expectativas para essa grande feira, que estava parada há dois anos e que está começando hoje. Nós temos aqui expositores nacionais, internacionais, além dos nossos produtores, que é quem produz e coloca alimentos na mesa de cada brasileiro. Com certeza, será um momento de bons negócios para Rio Verde, para a nossa região Sudoeste e para todo o estado de Goiás", disse o parlamentar.

Da mesma forma, o prefeito Paulo do Vale enalteceu a realização do evento que, segundo ele, trata-se da "melhor feira da América Latina". "É graças à tecnologia e à inovação que a Tecnoshow Comigo e os empresários têm trazido que temos avançado na produção de alimentos, a maior e mais importante matriz energética do mundo. Temos a melhor feira da América Latina e isso nos deixa extremamente orgulhosos e com a certeza de que estamos no caminho certo", reforçou.

Por sua vez, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a força de Rio Verde no setor agro e o pioneirismo do município por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

"A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do país para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra. Temos o que tem de melhor no mundo no quesito tecnologia voltada para o agronegócio", afirmou.

Tecnoshow 2022
Nesta edição, a Tecnoshow Comigo tem como tema "Produtores alimentam cidades" e contará até o próximo dia 08 com debates sobre pautas relacionadas ao desenvolvimento regional, produção de grãos, mercado global de proteína animal, infraestrutura e logística. Líder em faturamento no Brasil, tendo movimentado em sua última edição, em 2019, mais de R$ 3,4 bilhões, a feira terá ainda atividades como palestras, apresentação de novidades do mercado, reuniões, dinâmicas, além de exposições de animais e plots agrícolas (áreas experimentais e demonstrativas). Os visitantes poderão aproveitar 65 hectares de espaço, com 600 estandes de empresas, entidades e órgãos governamentais.

Também participaram da abertura da feira a primeira-dama, Gracinha Caiado; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; os deputados estaduais, Paulo Trabalho; Karlos Cabral e Amauri Ribeiro; deputado federal, Delegado Waldir; ex-deputado federal, Daniel Vilela, presidente da Comigo, Antônio Chavaglia; presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Goiás), José Carlos Garrote; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas; além de secretários de Estado e presidentes de autarquias; vereadores, empresários, produtores rurais, lideranças regionais e embaixadores de diversos países.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br
Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA