Aprenda a decidir nos negócios e na carreira com mais assertividade

Com sua expertise de 30 anos em cargos de alta gestão, Uranio Bonoldi mostra o caminho fazer escolhas com consciência e segurança



Todos os dias, tomamos decisões - algumas corriqueiras, como escolher almoçar um prato balanceado ou um fast food, outras mais complexas, como definir qual será a próxima campanha de marketing da empresa, por exemplo. Ambas possuem consequências, mas a última certamente tem maior impacto. Pensando nessas decisões em que o peso é maior, Uranio Bonoldi, escritor com mais de 30 anos de experiência em cargos de alta gestão, chegou a três pilares importantes para ser mais assertivo nas escolhas: informação, emoções e valores.

"Recolher informações e dados que nos ajudem a entender o contexto no qual uma decisão será tomada, sua origem, seus riscos e suas oportunidades, é uma forma de se preparar para agir. O segundo ponto é o emocional: faz parte do processo de gestão lidar com frustrações, medos, sonhos, ambições… a questão principal é equilibrar a balança - não dá para decidir algo importante quando estamos estressados ou emocionalmente tomados. Por último, e ao meu ver, mais importante, é que as decisões precisam ser baseadas em seus princípios e valores. Costumo brincar que se eu não puder comentar sobre uma decisão durante o jantar com minha família, é porque a escolha que fiz não está de acordo com os meus valores ou questões éticas, - que nos garantem o princípio da boa convivência", comenta Uranio.

 Foi a partir dessas observações que o especialista criou a metodologia de tomada de decisão e traz, pela editora AltaBooks, a obra "Decisões de Alto Impacto – como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios". No livro, Bonoldi propõe uma reflexão para que tenhamos as rédeas de nossa vida - o primeiro passo é o autoconhecimento: ao identificar seu perfil, seu propósito e seus valores, decisões profissionais e pessoais ficam mais fáceis. "É possível aprender estratégias e técnicas que podem aumentar a margem de sucesso de nossas decisões. Ainda que erremos, o fato de estarmos conscientes e bem posicionados com relação aos nossos valores na tomada de decisão que fizermos, diante das alternativas colocadas,enfrentaremos eventuais falhas e consequências com mais tranquilidade. Também, aprenderemos com eventuais erros, sendo possível identificar de maneira clara em que momentos nos equivocamos no processo, corrigindo-os", discorre o autor.

Se no dia a dia não conseguimos evitar tomar decisões, assim como também é impossível deixar de respirar ou piscar os olhos, podemos aprender a manejá-las. Decidir sobre as coisas de uma maneira mais racional e consciente, nos permite encarar o processo com mais leveza e segurança. "O ambiente dos negócios, com suas pressões e prazos desafiadores, acaba por nos incentivar a tomar decisões importantes de maneira automática, o que nos tira o tempo para organizar as ideias e refletir com relação às escolhas que temos à nossa frente. A consequência desse hábito é que frequentemente nossas decisões são de uma  qualidade inferior àquela que tomaríamos caso agíssemos de uma maneira mais refletida, racional e lógica", enfatiza Uranio.

Além de proporcionar ao leitor que trilhe seu próprio caminho, um grande diferencial da obra de Uranio Bonoldi é exatamente o público a que se destina: enquanto a maioria dos livros do gênero foca só em negócios, "Decisões de Alto Impacto"  também fala sobre carreira, dando exemplos práticos de tomada de decisões - como um adulto de 40 anos que está pensando em mudar de profissão. Quais perguntas ele deve se fazer antes de abandonar uma carreira sólida na área de marketing para abrir um restaurante? "No hall das alternativas a uma decisão, devemos procurar isolar as emoções e usar a razão e a reflexão sobre as escolhas possíveis. Quais as consequências dessa escolha? Quantas pessoas serão beneficiadas? São questões fundamentais a se fazer, lembrando que quanto maior o número de beneficiados, maior a chance de ser uma decisão assertiva, pelo engajamento que ela pode proporcionar", discorre o autor.

De acordo com Uranio nada melhor do que aprender qual a melhor decisão a tomar na prática, ou seja, vivendo as consequências de cada escolha e, dessa forma, tendo a decisão sido tomada de forma consciente, nos tornamos cada vez melhores em tomar decisões que se apresentarão pela frente. "Por isso, tomar decisão é um processo de aprendizagem. Quando fazemos escolhas consistentes e alinhadas com os nossos valores, ganhamos confiança e ficamos mais confortáveis e rápidos ao fazer as próximas. Saber como decidir de maneira inteligente e eficaz é uma das habilidades mais importantes para o sucesso profissional", afirma. A necessidade de estarmos à altura de um mercado de trabalho que está sempre se transformando e sendo modificado por novas tecnologias e modelos de gestão, faz com que tenhamos que tomar decisões de alto impacto, com o risco de, se não escolhermos um bom caminho, soframos consequências desconfortáveis ou nocivas para nós e terceiros. "O que temos que aprender é por onde queremos caminhar, de que forma e fazer com que as coisas sejam feitas respeitando nossos valores", finaliza Uranio Bonoldi.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom