Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display





IESB

404

Página não encontrada

Início


Foto: Carlos Gandra/CLDF

Ferramenta estimula a participação da sociedade e contribuir com a transparência das ações realizadas pela Câmara Legislativa

Você sabia que agora cada cidadão pode acompanhar pelo celular todo o trabalho legislativo realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)? Para isso, basta usar o aplicativo Processo Legislativo Eletrônico (PLE) CLDF Online, que já pode ser baixado nas lojas dos sistemas IOS e Android. O lançamento oficial será realizado nesta quinta (19) às 10h no plenário com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3 e no YouTube.

A nova ferramenta busca estimular a participação da sociedade e contribuir com a transparência das ações realizadas pela Câmara. Desenvolvido pela Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI), a pedido da Vice-Presidência da Casa, o aplicativo permite acompanhar todos os projetos de lei em tramitação e ainda e opinar sobre o conteúdo da proposta.

Por fim, está disponível a opção de personalizar seu uso, escolhendo acompanhar um representante, as proposições de interesse, os temas e até a região administrativa que o usuário quer acompanhar. Assim, a plataforma enviará notificações sobre qualquer novidade do seu interesse.

A sociedade organizada pode ficar de olho em todas as propostas relacionadas a temas como meio ambiente ou questões fundiárias, por exemplo, e até mesmo com uma região administrativa.
Para fazer o login, o cidadão precisa usar a plataforma federal “gov.br”, assegurando a entrada apenas de usuários únicos e verdadeiros, vinculados ao CPF.

“O principal propósito desse aplicativo é a aproximação da população com a CLDF. Todos os projetos de lei em tramitação poderão ser acompanhados na palma da mão. Semelhante à interação das redes sociais, a população poderá entrar em contato com os autores do projeto, dar opinião, curtir e descutir o que está tramitando. Isso é um avanço, pois as pessoas precisam participar do processo legislativo, pois é para elas que trabalhamos”, ressalta o vice-presidente da Casa, deputado Delmasso.

Transparência

Com o aplicativo CLDF Online e o acesso livre para qualquer pessoa sobre o inteiro teor da proposta, cresce a transparência do processo legislativo. Além disso, também fica mais fácil conferir se o que estão dizendo sobre aquela proposta realmente está em análise pelos parlamentares ou não.

"É um momento de orgulho para todos os servidores da Câmara Legislativa, pois consolidada o principal produto que é feito nessa casa Casa. Isso vai trazer muito mais transparência ao processo legislativo em tempo real, pois a população vai poder participar no momento em o processo está sendo construído", explica Marcelo Herbert, coordenador da CMI.
Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA