Estudantes mineiros visitam fazenda amiga do bem-estar animal para conhecer como o leite é produzido

Iniciativa é realizada em comemoração ao Dia Mundial do Leite, pelo movimento #BEBAMAISLEITE e a Cooperativa Central dos Produtores Rurais, com apoio da Associação de Olho no Material Escolar


Crianças do 8º e do 9º ano do colégio Santa Dorotéia, de Minas Gerais, tiveram a oportunidade de viver a realidade de uma fazenda de leite durante um dia. A ação, que foi realizada em comemoração ao Dia Mundial do Leite, 1º de junho, teve como foco mostrar aos estudantes de onde vem o leite e como é o processo produtivo realizado de acordo com os princípios de bem-estar animal.

A iniciativa é uma realização do movimento #BEBAMAISLEITE e a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e faz parte do “Projeto Beba Mais Leite na escola”, que tem o apoio da Associação de Olho no Material Escolar.

A fazenda São João True Type, em Inhaúma (MG), uma das maiores do país é certificada em Bem-estar Animal e possui um rebanho de vacas Holandesas, que produzem hoje cerca de 45 mil litros de leite por dia.

A Diretora-Administrativa do Colégio Santa Dorotéia Zuleica Reis Ávila ressalta que o convite foi muito bem recebido. “Para nós a experiência é muito significativa. Durante dois anos, em função da pandemia, nós praticamente ficamos sem as atividades presenciais e agora com nesse retorno estamos resgatando a rotina escolar, ela passa principalmente pelo viés que é aprender fora da escola e esse momento é muito rico porque os alunos vão ter a condição de aprender não só ouvindo, mas vendo como é a produção do leite e todos os produtos derivados do leite, que saem de uma zona rural”.

Para Valentina, de 13 anos Valentina, 13 anos, a experiência foi muito interessante. “Eu nunca tinha estado em uma fazenda produtora de leite antes. Achei uma experiência muito boa porque aprendemos muito. O leite está presente na minha vida, eu bebo todos os dias e às vezes não sabemos muito bem como é esse processo. As vacas são muito bem cuidadas, às vezes elas vivem melhor que o ser humano, com ventilador, comida sempre”.

Qual a importância de se produzir com bem-estar animal?

O bem-estar animal é um estado de conforto físico, mental e fisiológico que permite aos animais exerceram suas atividades próprias da espécie, livres de estresse causado por medo, fome, sede, frio e calor. A garantia do bem-estar está relacionada a alguns critérios de vida, como boa ambiência e funcionalidade das instalações em que vive, transporte adequado e correta técnica de extração/abate utilizada. Esse estado de conforto é o que garante inclusive aos animais produzirem adequadamente para alcançarem os indicadores técnicos buscados pela indústria, sem sofrimento.

Segundo a médica-veterinária, doutora em Produtividade e Qualidade Animal e diretora de certificações da Integral, Helena Karsburg a escolha de uma propriedade comprometida com o bem-estar animal foi muito assertiva. “Além de mostrar às pessoas de onde vem o leite, um alimento tão completo do ponto de vista nutricional, rico e saudável, é ainda mais importante deixar claro que ele pode ser produzido de forma a respeitar os animais e garantir que tenham uma vida livre de sofrimento”.

Como comprar leite produzido com Bem-Estar Animal?

Basta se atentar ao selo de certificação dedicado a isso na embalagem do alimento, uma identificação visual que vai mencionar dizeres como “empresa amiga do bem-estar animal” e, geralmente, tem algum informativo adicional como QR Code ou sites que vão direcionar o consumidor para um ambiente digital com detalhamento de informações. 

Para saber mais, acesse https://integralcertificacoes.com.br/bea/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem