Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display









404

Página não encontrada

Início
Conheça mais sobre os mercados autônomos que estão fazendo sucesso entre os brasilienses

por Ana K Freitas



Os mercados inteligentes estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasiliense. Em condomínios, espaços de coworking e até mesmo em hospitais, esses estabelecimentos têm se tornado uma ótima alternativa para pequenas compras.

Também conhecidos como mercados autônomos, esses locais são completamente automatizados e não possuem pessoas trabalhando neles constantemente. O consumidor escolhe o seu produto, retira das prateleiras e faz o pagamento completamente sozinho. Neles existe a praticidade de não pegar filas ou se deparar com o mercado fechado, já que eles funcionam 24 horas por dia.

Nesses locais é possível encontrar diversos produtos essenciais para o dia a dia, de alimentos a produtos de limpeza, por preços acessíveis, em alguns casos mais baratos que em mercados convencionais e com o benefício de estar perto e sempre disponível.

Brasília tem hoje diversos mercados inteligentes espalhados por várias regiões administrativas, principalmente em Samambaia, Taguatinga, Águas Claras e no Plano Piloto onde se tem um maior volume de condomínios e empresas. Algumas das redes presentes são: Zaitt, WizMart e Be Honest.

A honestidade
Um assunto muito debatido desde a criação desse modelo de mercado é a honestidade dos compradores. Se não existem atendentes nesses locais, como garantir que as pessoas estão de fato comprando tudo que estão levando para casa?

Foi a partir dessa pergunta que a rede Be Honest foi criada. Em 2020 alguns jovens começaram a vender doces na escola em que estudavam, porém com a alta demanda acabaram perdendo aulas para poder vender seus doces. Foi então que decidiram desenvolver um meio de vender seus produtos sem ter que estar presente pessoalmente e a partir daí surgiu a ideia de deixar os produtos expostos para que os próprios clientes pudessem pegar e pagar.

"A Be Honest tem como base a missão de disseminar honestidade, gerando comodidade, da forma mais simples possível. Esse é o lema que nos guia em todas as tomadas de decisão", afirma o Growth Hacker Marco Túlio.  Growth Hacker é o profissional responsável por encontrar possíveis "brechas" nos mecanismos de crescimento de uma empresa.

A Be Honest possui um aplicativo; nele os consumidores podem entrar nas lojas que são fechadas, checar preços, disponibilidade de produtos, abrir os freezers +18 (geladeiras com bebidas alcóolicas são bloqueadas) e até mesmo fazer suas compras.

Boa parte de suas lojas são completamente abertas e são abastecidas cerca de três vezes na semana conforme a demanda. Douglas Otávio,  que trabalha no ponto de abastecimento de Brasília, explica como funciona esse processo: "Tudo que chega aos mercados é registrado e quando é comprado nós temos acesso a uma lista, que nos mostra exatamente o que temos que abastecer. Aqui nós separamos e entregamos para os repositores externos que fazem esse trabalho de limpar, organizar e reabastecer esses locais."

A Be Honest trabalha com as taxas de honestidade e esquecimento, onde é feito um balanço mensal dos produtos que foram disponibilizados e os que de fato foram comprados. A franquia possui mais de 100 lojas em Brasília e mais de 200 no Brasil, estando presente em três estados.
Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA